Versão Impressa

Jornal A Hora

Vale do Taquari

Publicada em 18/03/2017

Força comunitária estimula desenvolvimento

Seis municípios do Vale completam 25 anos de emancipação nesta segunda-feira. Na maioria, a população e o orçamento aumentaram. Resultado é fruto da atuação comunitária. União contribui para o desenvolvimento

Crédito: Anderson Lopes COLINASFEST: na cidade jardim, participação comunitária possibilita embelezamento das áreas públicas e crescimento do turismo
COLINASFEST: na cidade jardim, participação comunitária possibilita embelezamento das áreas públicas e crescimento do turismo

Criados em 20 de março de 1992, Capitão, Colinas, Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Sério e Travesseiro completam 25 anos de emancipação nesta segunda-feira.

Com potenciais e desafios diversificados, celebram o desenvolvimento conquistado, e planejam a continuidade do crescimento com os pés no chão.

Colinas comemora o aniversário com a primeira ColinasFest. Planejado e executado em dois meses, o evento se concretiza por meio da junção de esforços da comunidade.

Cerca de 70 pessoas auxiliaram, de forma voluntária, nos preparativos da feira comercial, industrial e de serviços, com mostra agropecuária, que chega como uma aposta para atrair visitantes e possíveis investidores.

Até hoje, a maior força do município é a agricultura e agropecuária, na área dos suínos, aves e leite. O retorno de ICMS desses empreendedores rurais corresponde a 82%.

Porém, faz alguns anos, que o turismo surgiu como uma segunda alternativa para a Cidade Jardim. O número de visitantes cresce a cada Páscoa e Natal, tanto no centro quanto em propriedades do interior. Mas ainda não fazem diferença na receita municipal.

“Possuímos atrativos naturais e investimos na decoração, mas ainda não temos uma estrutura, com hotéis e restaurantes, preparada para receber estas pessoas. Então perdemos na hora de vender”, afirma a vice-prefeita Regina Sulzbach.

Ela e o prefeito Sandro Herrmann enxergaram na feira a oportunidade de mostrar o município a pessoas de fora, que possam instalar empreendimentos do tipo na cidade.

“Nós já temos todo o acolhimento, a preocupação com a organização da cidade, e a forte produção agrícola. Acredito que agora é preciso buscar alternativas que agreguem a isso.”

Herrmann também visualiza nos próprios agricultores uma opção. Ainda no primeiro semestre, a administração pretende criar um roteiro de turismo rural. Além das propriedades, os visitantes poderão conhecer as agroindústrias. Duas delas inauguradas ontem à tarde.

“A agricultura é a nossa base, foi o que nos trouxe até aqui. Então, queremos fortalece-los e dar novas perspectivas.”

PrintCrescimento ordenado

Em Santa Clara do Sul, o empreendedorismo da população, aliado ao senso comunitário, de organização e trabalho, também foi o que trouxe avanços ao município.

Desde a emancipação, grupos de moradores têm a coragem necessária para melhorar, considera o prefeito Paulo Kolrausch.

Hoje, a cidade tem o orçamento baseado na indústria calçadista, mas não pensa em parar por aí.

A ideia é abrir novas alternativas, e ao mesmo tempo ordenar o crescimento.

“É um desafio acelerar um, e desacelerar o outro, mas é isso que queremos. No futuro, não vejo Santa Clara como uma cidade grande, mas muito forte”, aponta o prefeito.

Para isso, nestes quatro anos de gestão, ele quer organizar a casa. A primeira etapa é tornar a gestão interna mais enxuta e coesa.

Depois, o objetivo é provocar mudanças na estrutura, através da revisão do Plano Diretor, Código de Posturas, Código de Edificações.“Precisa haver um controle, para que a cidade se desenvolva, cresça, mas não inche.”

Paralelo a isso, a administração irá constituir conselhos. “Queremos tornar a participação da comunidade mais efetiva nas decisões da cidade, fiscalização dos projetos, e também na responsabilização pelos resultados.”

Outro foco será a execução do projeto Alimento Saudável, que terá como foco a qualidade na produção de alimentos. “Precisamos de algo inovador para gerar receita. Percebemos que a produção de orgânicos pode ser essa opção, que reposicione o município no mercado, junto às flores.”

Para Kolrausch, este planejamento da administração é essencial para que as pessoas possam continuar a se desenvolver, e assim melhorar o município. O desafio agora é trazer unidade à comunidade, e trabalhar para que a qualidade de vida seja garantida, considera.

Santa Clara tenta ordenar o crescimento urbano por meio do planejamento
Santa Clara tenta ordenar o crescimento urbano por meio do planejamento
Crédito: Rafael Simonis/Divulgação

Para crescer

O número da população também é uma preocupação para Sério. Mas, ao contrário de Santa Clara, a luta não é para controlar a demanda, mas para manter os moradores, e, se possível, ampliar a quantia atual.

O turismo foi a forma encontrada pela administração para isso. O objetivo é promover a visitação nas propriedades rurais, a fim de garantir maior renda aos agricultores, e manter a autoestima. “É um dos pontos de referencia no município”, afirma o secretário da Administração, Vagner Capoani.

Ainda reforçamos a ampliação dos auxílios a eles, explica. “Queremos reforçar a independência deles, para que tenham sustentabilidade de suas propriedades, característica fundamental para o desenvolvimento do setor.”

O município também investe em um centro técnico de aprendizado e aperfeiçoamento, que está em conclusão e possibilitará uma formação técnica aos jovens. “Queremos que eles se instalem aqui, e tenham condições para isso.”

Para ele, a tendência é o crescimento. “Com a conjuntura certa de medidas estratégicas, o desenvolvimento torna-se uma consequência comprovável a médio prazo.”

Primeira ColinasFest apresenta potencialidades do município.                                                     O turismo surgiu como segunda opção de renda, atrás só da agricultura
Primeira ColinasFest apresenta potencialidades do município. O turismo surgiu como segunda opção de renda, atrás só da agricultura
Crédito: Anderson Lopes

Programações

Capitão

Na segunda-feira, ocorre Baile das Soberanas, a partir das 20h, com animação do grupo Kharisma. A entrada é liberada. Há 123 candidatas concorrendo ao posto de soberana da cidade.

No próximo domingo, dia 26, ocorre encontro no ginásio multiesportivo, onde haverá passeio ciclístico, torneiro de futebol feminino, vôlei de areia e mateada.

Colinas

A 1ª ColinasFest – Feira Comercial, Industrial e de Serviços iniciou na quinta-feira, e segue até domingo no Ginásio Municipal de Esportes e Centro Comunitário.

Mais de 80 expositores ofertam seus produtos no local, onde ainda serão realizadas oficinas, shows, bailes, apresentações artísticas e culturais e caça ao ninho.

Atrações fim de semana

18/3 – Sábado

13h30min às 17h30min – Show Gospel
14h às 18h – Caça ao Ninho
19h – Dj Rangel Felipe Tropical FM
22h – Show Neto e Júnior
00h30 – Sandro Coelho

19/3 – Domingo

14h às 17h – Show de Cães Adestrados
14h às 15h30min – Banda Barbarella
16h às 17h30min – Luz de Candieiro
17h45m

Santa Clara do Sul

Programação do fim de semana

18/3
Local: Clube Centro de Reservistas
13h30min – Baile para a terceira idade com a Banda Show Brass;
Brinquedos infláveis, Feira do Produtor Rural, Feira de Artesanato e Tenda do Chimarrão;
17h – Espetáculo A Princesa Engasgada;
20h – Sessão de Cinema: O Menino e o Mundo (traga sua pipoca e seu chimarrão).

19/3

Local: Parque Multiesportivo Odilo Klein
16h – Música ao vivo: Alison e Banda;
17h – Espetáculo O Homem Banda;
18h – Show da Orquestra OCLAJE (traga sua cadeira e seu chimarrão).in às 19h15min – Banda Champion
19h30min às 21h – Loirinha do Forró

Mato Leitão

O lançamento das festividades ocorreu nesta sexta-feira com apresentação da Banda Barbarella e corte de um bolo de 25 metros. No domingo, a comemoração continua com a 4ª Festa Intercomunitária, na Seubv. Ao longo do mês, ainda ocorrem programações esportivas e culturais.

Santa Clara do Sul

Programação do fim de semana

18/03

Local: Clube Centro de Reservistas
13h30min – Baile para a terceira idade com a Banda Show Brass;
Brinquedos infláveis, Feira do Produtor Rural, Feira de Artesanato e Tenda do Chimarrão;
17h – Espetáculo “A Princesa Engasgada”;
20h – Sessão de Cinema: O Menino e o Mundo (traga sua pipoca e seu chimarrão).

19/03

Local: Parque Multiesportivo Odilo Klein
16h – Música ao vivo: Alison e Banda;
17h – Espetáculo “O Homem Banda”;
18h – Show da Orquestra OCLAJE (traga sua cadeira e seu chimarrão).

Sério
O baile do aniversário do município ocorreu no sábado passado, com a banda Rota Luminosa. O lucro foi revertido para Hospital de Caridade São José.

Neste domingo, ocorre outra festa, no salão da Paróquia São José. Haverá alvorada festiva, com missa às 10h e almoço no ginásio ao custo de R$ 25. A festa com a banda Portal da Serra inicia às 14h.

Travesseiro

Sexta-feira (17/3) – Lançamento da programação do aniversário de 25 anos
No próximo fim de semana – dias 25 e 26 – Encontro de Trilheiros

Outros eventos serão realizados até março de 2018, em comemoração ao aniversário. Dentre eles, rústica, concurso fotográfico, baile das soberanas, feira do livro, passeio ciclístico e gincana.

Notícias relacionadas
Lajeado

Betiolo investe R$ 20 milhões em nova loja

Grupo apresentou plano de reposicionamento da marca na manhã de ontem

Encantado

Vereadores questionam desvios de função

A contratação de operadores de máquina à Secretaria de Agricultura foi motivo de discórdia. Vereadores da… Leia mais

Estrela

Vereador critica atraso no acerto das passagens

Os repasses para custear de transporte escolar aos estudantes do Ensino Médio da área rural estão em atraso… Leia mais