Versão Impressa

Jornal A Hora

Vale do Taquari

Publicada em 08/04/2017

Intervenções artísticas modificam a rotina

Campanha leva personagens literários às ruas

Crédito: Anderson Lopes Neste sábado, intervenções ocorrem em Arroio do Meio e Teutônia
Neste sábado, intervenções ocorrem em Arroio do Meio e Teutônia

Ao passear pela rua Júlio de Castilhos, em Lajeado, a dona de casa Maria Clara Wiebusch foi surpreendida pelos atores que declamavam poesias. “Minha filha de 4 anos adorou o figurino e o capacete de livro na cabeça.”

A série de intervençõers artísticas faz parte de uma campanha publicitária em seis cidades dos vales do Taquari e Rio Pardo. A ideia é levar um pouco de literatura e teatro às ruas.

Como pano de fundo, o Festival de Tapetes de uma rede de lojas. Conforme o diretor de criação publictária Gian Oliveira, o cliente deve evitar o trivial e chamar atenção para marca por meios menos agressivos. “Deve ser sutil para que a marca fique pipocando na memória das pessoas.”

A agência chamou a trupe do Teatro Social, com declamações de Miguel de Cervantes e Camões. “Queremos que o povo tenha um pouco de conhecimento sobre nossa literatura, só para despertar o gosto e, é claro, saiba diferenciar a qualidade de um tapete, produto que queremos vender.”

A campanha iniciou no dia 31 de março e passou pelas cidades de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Estrela e Lajeado. Neste sábado, os artistas estarão em Arroio do Meio e Teutônia.

Criatividade social

O diretor de teatro e ator, Antonio Lopes, estima que até o fim da campanha cerca de duas mil pessoas interagem com os artistas. Os personagens de Miguel de Cervantes, Dom Quixote, Dulcinéia e Clown também distribuem adesivos da Campanha Queremos Paz no Mundo. Participaram da ação Tony Filho, Francisco Lopes, Rose Schweig, João Lopes e Renata Bastos.

Segundo o diretor, a intervenção artística tira o ator do palco fechado e o leva para a rua, onde ele consegue revigorar as energias ao conversar com o público. “Quebram a normalidade e provocam nas pessoas uma espécie de exercício mental.”

Segundo ele, não se trata apenas de uma campanha publicitária, mas de uma crítica ao convencional e rotineiro. “É preciso qualificar as relações sociais.”

Notícias relacionadas
Teutônia

Projeto Aplausos abre palco aos talentos

Ação visa ajudar músicos em início de carreira

Estrela

Multifeira mostra diversidade de Estrela

Lançamento da 5ª edição ocorreu na noite de ontem no salão social da Soges

Taquari

ExpoTaquari une cultura e entretenimento

Festa deste ano começa hoje e se estende até o dia 4 de julho. Abertura será às 18h