Versão Impressa

Jornal A Hora

Lajeado

Publicada em 21/04/2017

Artista retrata movimentos do séc XX

Marmitt iniciou a carreira em 1992 e quer aproximar a comunidade do mundo da arte

O Sesc recebe até o dia 30, a Exposição Pop-Arte e Expressionismo – Música para os olhos e a alma. Feitas pelo artista plástico de Lajeado Gelson Marmitt, as 23 telas em acrílico fazem um comparativo de dois movimentos artísticos criados no século 20.

Um deles é o expressionismo, que foca nas emoções subjetivas do artista, sendo apontado como a arte dos extremos emocionais, da inquietação e da espiritualidade. No caso, Marmitt optou por paisagens. “É uma forma mais alegre de abordar o movimento.”

O outro é o pop-art, que se expandiu nos Estados Unidos, por se inspirar em artistas do cinema hollywoodiano e astros da música. Nas obras do artista lajeadense, Elvys Presley, Marilyn Monroe, Beatles e Michael Jackson são retratados.

“O pop-art chegou como uma forma de protesto ao expressionismo e ao impressionismo, que eram considerados de elite. Através dele, o povo conseguiu ter maior contato com a arte, e se reconhecer neste universo. Trago os dois para comparar os movimentos”, explica Marmitt.

Ele convida escolas e toda comunidade para visitar a exposição para que, como na época do pop-art, o povo tenha acesso à arte.

Expressionismo – Música para os olhos e a alma é a 66ª mostra do artista, que iniciou a carreira em 1992.

Arte Sesc

A exposição integra o Arte Sesc – Cultura por toda parte. Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no RS, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema.

Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no estado orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Exposição Pop-Arte e Expressionismo

Visitação

Período: 6 a 30 de abril

Local: Sesc Lajeado (rua Silva Jardim, 135)

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado, das 8h às 12h

Entrada franca

Notícias relacionadas
Estrela

Brechó Solidário destina verba a três entidades

Mais de R$ 3 mil foram entregues à Vovolândia, Aepa e hospital

Lajeado

Encontro literário aborda as faces da palavra

O poeta e cantor Ricardo Silvestrin fala sobre sua obras com jovens

Encantado

Rodeio Crioulo Estadual inicia hoje

Programação se estende até domingo com provas campeiras e artísticas