Versão Impressa

Jornal A Hora

Lajeado

Publicada em 21/04/2017

Artista retrata movimentos do séc XX

Marmitt iniciou a carreira em 1992 e quer aproximar a comunidade do mundo da arte

O Sesc recebe até o dia 30, a Exposição Pop-Arte e Expressionismo – Música para os olhos e a alma. Feitas pelo artista plástico de Lajeado Gelson Marmitt, as 23 telas em acrílico fazem um comparativo de dois movimentos artísticos criados no século 20.

Um deles é o expressionismo, que foca nas emoções subjetivas do artista, sendo apontado como a arte dos extremos emocionais, da inquietação e da espiritualidade. No caso, Marmitt optou por paisagens. “É uma forma mais alegre de abordar o movimento.”

O outro é o pop-art, que se expandiu nos Estados Unidos, por se inspirar em artistas do cinema hollywoodiano e astros da música. Nas obras do artista lajeadense, Elvys Presley, Marilyn Monroe, Beatles e Michael Jackson são retratados.

“O pop-art chegou como uma forma de protesto ao expressionismo e ao impressionismo, que eram considerados de elite. Através dele, o povo conseguiu ter maior contato com a arte, e se reconhecer neste universo. Trago os dois para comparar os movimentos”, explica Marmitt.

Ele convida escolas e toda comunidade para visitar a exposição para que, como na época do pop-art, o povo tenha acesso à arte.

Expressionismo – Música para os olhos e a alma é a 66ª mostra do artista, que iniciou a carreira em 1992.

Arte Sesc

A exposição integra o Arte Sesc – Cultura por toda parte. Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no RS, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema.

Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no estado orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Exposição Pop-Arte e Expressionismo

Visitação

Período: 6 a 30 de abril

Local: Sesc Lajeado (rua Silva Jardim, 135)

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado, das 8h às 12h

Entrada franca

Notícias relacionadas
Entretenimento

Trabalho conjunto garante vidas

Equipe do Hospital Bruno Born (HBB) trabalha na sensibilização das famílias de pacientes para doação de… Leia mais

Eu Curto

Pontos para o bem-estar

O empresário Cristian Lima dedica algumas horas da semana para acertar cestas, e cuidar da saúde

Vale do Taquari

Delícias da Colônia completa 15 anos

Comemoração teve coquetel com o melhor da gastronomia trazida pelos imigrantes