Versão Impressa

Jornal A Hora

Vale do Taquari

Publicada em 21/04/2017

Operação Tiradentes reforça segurança

Ação nacional homenageia patrono das corporações

Crédito: Anderson Lopes Mais polícia na rua: comandos da BM e do Corpo de Bombeiros iniciaram nessa quinta-feira a Operação Tiradentes. Até sábado à noite, efetivo fará barreiras em áreas com altos indíces de criminalidade
Mais polícia na rua: comandos da BM e do Corpo de Bombeiros iniciaram nessa quinta-feira a Operação Tiradentes. Até sábado à noite, efetivo fará barreiras em áreas com altos indíces de criminalidade

Mais de 600 mil servidores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de todo país estão mobilizados neste feriado. A Operação Nacional Tiradentes reforça a segurança da população e ao mesmo tempo celebra a memória de Tiradentes, o patrono da corporação.

A operação iniciou às 14h de quinta-feira e se estende até as 22h deste sábado. No Vale do Taquari, todo efetivo estará mobilizado. Segundo o chefe do Comando Regional de Policiamento  Ostensivo (CRPO), coronel Cleider Oliveira Cavali, a região não contará com reforço nas equipes.

Em Porto Alegre, o efetivo deve ter um incremento de 30%.  Parte dele é composta pelos novos brigadianos, que fazem parte das turmas em formação. Além da capital, integrantes dessas turmas se somam ao efetivo dos vales do Rio Pardo e Sinos e da Serra Gaúcha.

Segundo Cavali, o diferencial da operação é o envolvimento nacional de todas as polícias militares e Corpo de Bombeiros. “Neste período vamos empregar nossa força máxima e temos como objetivo aumentar a percepção de segurança da população.”

De acordo com ele, o efetivo atuará na prisão de criminosos, apreensão de drogas e armas, recuperação de veículos roubados e furtados. “Na região, vamos fazer barreiras e ações para combater alguns indicadores específicos de criminalidade, basicamente buscando a captura de foragidos, apreensão de drogas e armas.”

O lançamento da operação ocorreu na quinta-feira à tarde, na rua Marechal Deodoro, em frente ao CRPO, com a participação de representantes dos diferentes segmentos de policiamento da região.

Durante a solenidade, Cavali agradeceu o empenho do efetivo. Segundo ele, mesmo diante de dificuldades oriundas da falta de investimentos devido à crise do Estado, as equipes enfrentam inúmeras situações e adversidades para garantir a segurança da população.

“Pedimos que a sociedade respeite e reconheça nosso trabalho. Atuamos todos os dias enfrentando dificuldades. Somos os únicos profissionais que oferecemos a vida para defender a população”, disse.

Operação começou na tarde dessa quinta e se estende até a noite de sábado
Operação começou na tarde dessa quinta e se estende até a noite de sábado
Crédito: Anderson Lopes

Mais efetivo

Pelo menos 421 policiais militares aprovados no último concurso para a Brigada Militar foram convocados na quarta-feira. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado. Eles se apresentam no mês de maio para início dos treinamentos.

Nos próximos dias, serão chamados mais 101 aprovados para o Corpo de Bombeiros, além dos 141 para a Polícia Civil e 20 servidores para o quadro de saúde da Brigada Militar.

O governo prevê o ingresso de mais 1.543 policiais em formação. Desse total, 1.060 para Brigada Militar, 260 para os bombeiros e 223 servidores para a Polícia Civil. Com a convocação, o banco de concursados da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros foi zerado.

O chamamento dos concursados foi anunciado no início do mês. O CRPO está na expectativa por reforço no efetivo. De acordo com Cavali, ainda não se sabe quantos brigadianos devem integrar o efetivo do Vale. Por enquanto, das turmas em formação, nenhum integrante será direcionado para a região.

Com a convocação de novos policiais, a expectativa é que brigadianos da região que reforçam a segurança da capital retornem ao Vale.

Notícias relacionadas
Vale do Taquari

Acabou dinheiro para as reformas, anuncia Dnit

Departamento alega não ter dinheiro para investir em manutenção na BR-386 até o fim do ano

Lajeado

Novas regras para o rotativo iniciam nesta segunda-feira

Tarifa de Pós-pagamento será aplicada contra motoristas inadimplentes

Estrela

Cacis lança campanha de fim de ano hoje

O lançamento da promoção Estrela Premiada ocorre hoje, às 19h30min, no salão da Oase. A iniciativa é do … Leia mais