Versão Impressa

Jornal A Hora

ARQIdeias

Publicada em 13/05/2017

Cidades em Pauta abre discussões sobre urbanização

Crédito: Eduardo Amaral Debatedores apresentam formas de usar manifestações artísticas como elemento de incentivo para a ocupação do espaço público
Debatedores apresentam formas de usar manifestações artísticas como elemento de incentivo para a ocupação do espaço público

O debate sobre o tipo de cidades desejadas no Vale começou. O mais recente projeto lançado pelo A Hora, com o apoio da Univates por meio do curso de Arquitetura, e da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat), teve sua primeira atividade no dia 27. Na data, o hall da biblioteca da Univates foi o cenário para um painel que abordou o assunto que é, ao mesmo tempo, pertinente e imperativo: a ocupação dos espaços públicos por meio da cultura e da arte.

Participaram do encontro os arquitetos Adriana Carolina Broilo, Marcelo Arioli Heck e Patrícia Pedotte, além do artista Marcos Datsch e do mestre em Direito, Ney Arruda Filho. Eles abordaram a ligação da arquitetura com a arte e como a sociedade deve compreender esse parentesco para, então, preservá-lo.

Alinhado com o pensamento mundial

O debate evidenciou a diversidade de pensamento entre os painelistas. Mas todos foram unânimes ao concordar que é necessário criar uma percepção mais ampla e assertiva sobre “cidades criativas”.

Com base em dados, fica fácil entender a urbanização no país. A população que vive em cidades representa 85% do total de habitantes e, até 2020, deve atingir 90%. Em quanto disso cabe à arte e à cultura? E a sustentabilidade? São perguntas como essas que o projeto Cidades em Pauta pretende trazer à tona para incitar respostas que atenuem os gargalos da urbanização moderna.

O Cidades em Pauta surge como uma necessidade social e vai ao encontro de iniciativas mundiais que repensam a urbanização como o Acordo de Paris, assinado em dezembro de 2015 por 195 países. Ele entrou em vigor em 4 de novembro de 2016, inclusive no Brasil, determinando a descarbonização da economia e corroborarndo o que defende o relatório internacional do Worldwatch Institute, Cidades Podem Ser Sustentáveis?, publicado faz 33 anos consecutivos em 20 idiomas.

ArqIdeias surge a partir da percepção de que é necessário trazer luz aos projetos e iniciativas desenvolvidas pelos arquitetos
ArqIdeias surge a partir da percepção de que é necessário trazer luz aos projetos e iniciativas desenvolvidas pelos arquitetos
Crédito: Divulgação

ArqIdeias mostra trabalho de engenheiros e arquitetos

A partir do próximo sábado, duas páginas do caderno Você serão dedicadas a arquitetos da região, dentro da proposta do ArqIdeias, eixo do Cidades em Pauta. A publicação semanal será produzida por um jornalista do A Hora, sempre com uma entrevista com um arquiteto sobre projetos executados ou a executar. Na região, estima-se que existam mais de 500 profissionais da área.

O critério para participar do ArqIdeais é estar associado ao Seavat e ser assinante do jornal A Hora. Serão 55 profissionais ao longo de 12 meses. O conteúdo impresso também será divulgado na plataforma on-line, no site do A Hora, em um espaço especial em construção ao projeto. Fotografias, textos, vídeos e infográficos darão amplitude ao conteúdo que estreia na próxima semana.

A presidente da Seavat, Adriana Nunes Machado, está empolgada com o espaço. Para ela, além de vitrina para os profissionais que têm como berço o Vale do Taquari, o projeto surge como um serviço para a comunidade. “Serão oportunidades para esclarecer sobre diversos processos que envolvem a arquitetura. O ArquIdeias é uma ferramenta de empoderamento para as pessoas, os profissionais locais têm muito o que mostrar e são carentes de espaços como esse”, sustenta.

A iniciativa pretende se consolidar como um canal para que os criadores dos cenários internos e externos da região mostrem iniciativas diferentes e argumentem sobre como pretendem organizar o bem-estar e o conforto das pessoas que moram no Vale do Taquari.

Notícias relacionadas
Estrela

“Se a palavra não ajuda, abraça”

Escritor Fabrício Carpinejar falou sobre afetividade em encontro das Apaes realizado ontem em Estrela

Filosofia de vida

Retiro interioriza busca pelo equilíbrio

Retiro ocorre em Daltro Filho. Programação conta com palestras e ensinamentos sobre terapias holísticas

Encantado

Rodeio bate recorde de participantes

Grupos tradicionalistas do estado participaram do evento sediado pelo Anita Garibaldi