Versão Impressa

Jornal A Hora

ARQIdeias

Publicada em 13/05/2017

Cidades em Pauta abre discussões sobre urbanização

Crédito: Eduardo Amaral Debatedores apresentam formas de usar manifestações artísticas como elemento de incentivo para a ocupação do espaço público
Debatedores apresentam formas de usar manifestações artísticas como elemento de incentivo para a ocupação do espaço público

O debate sobre o tipo de cidades desejadas no Vale começou. O mais recente projeto lançado pelo A Hora, com o apoio da Univates por meio do curso de Arquitetura, e da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat), teve sua primeira atividade no dia 27. Na data, o hall da biblioteca da Univates foi o cenário para um painel que abordou o assunto que é, ao mesmo tempo, pertinente e imperativo: a ocupação dos espaços públicos por meio da cultura e da arte.

Participaram do encontro os arquitetos Adriana Carolina Broilo, Marcelo Arioli Heck e Patrícia Pedotte, além do artista Marcos Datsch e do mestre em Direito, Ney Arruda Filho. Eles abordaram a ligação da arquitetura com a arte e como a sociedade deve compreender esse parentesco para, então, preservá-lo.

Alinhado com o pensamento mundial

O debate evidenciou a diversidade de pensamento entre os painelistas. Mas todos foram unânimes ao concordar que é necessário criar uma percepção mais ampla e assertiva sobre “cidades criativas”.

Com base em dados, fica fácil entender a urbanização no país. A população que vive em cidades representa 85% do total de habitantes e, até 2020, deve atingir 90%. Em quanto disso cabe à arte e à cultura? E a sustentabilidade? São perguntas como essas que o projeto Cidades em Pauta pretende trazer à tona para incitar respostas que atenuem os gargalos da urbanização moderna.

O Cidades em Pauta surge como uma necessidade social e vai ao encontro de iniciativas mundiais que repensam a urbanização como o Acordo de Paris, assinado em dezembro de 2015 por 195 países. Ele entrou em vigor em 4 de novembro de 2016, inclusive no Brasil, determinando a descarbonização da economia e corroborarndo o que defende o relatório internacional do Worldwatch Institute, Cidades Podem Ser Sustentáveis?, publicado faz 33 anos consecutivos em 20 idiomas.

ArqIdeias surge a partir da percepção de que é necessário trazer luz aos projetos e iniciativas desenvolvidas pelos arquitetos
ArqIdeias surge a partir da percepção de que é necessário trazer luz aos projetos e iniciativas desenvolvidas pelos arquitetos
Crédito: Divulgação

ArqIdeias mostra trabalho de engenheiros e arquitetos

A partir do próximo sábado, duas páginas do caderno Você serão dedicadas a arquitetos da região, dentro da proposta do ArqIdeias, eixo do Cidades em Pauta. A publicação semanal será produzida por um jornalista do A Hora, sempre com uma entrevista com um arquiteto sobre projetos executados ou a executar. Na região, estima-se que existam mais de 500 profissionais da área.

O critério para participar do ArqIdeais é estar associado ao Seavat e ser assinante do jornal A Hora. Serão 55 profissionais ao longo de 12 meses. O conteúdo impresso também será divulgado na plataforma on-line, no site do A Hora, em um espaço especial em construção ao projeto. Fotografias, textos, vídeos e infográficos darão amplitude ao conteúdo que estreia na próxima semana.

A presidente da Seavat, Adriana Nunes Machado, está empolgada com o espaço. Para ela, além de vitrina para os profissionais que têm como berço o Vale do Taquari, o projeto surge como um serviço para a comunidade. “Serão oportunidades para esclarecer sobre diversos processos que envolvem a arquitetura. O ArquIdeias é uma ferramenta de empoderamento para as pessoas, os profissionais locais têm muito o que mostrar e são carentes de espaços como esse”, sustenta.

A iniciativa pretende se consolidar como um canal para que os criadores dos cenários internos e externos da região mostrem iniciativas diferentes e argumentem sobre como pretendem organizar o bem-estar e o conforto das pessoas que moram no Vale do Taquari.

Notícias relacionadas
Encantado

Instituto Scalabrini reforma biblioteca

Reestruturação torna espaço mais atrativo. Inauguração ocorre nesta terça-feira

Arqideias

Contemporaneidade na arquitetura

Revitalização das fachadas, integração da edificação com ambiente, reformulação dos layouts internos, … Leia mais

Muçum

Expomuçum terá passeio de balão

Programação ocorre entre os dias 25 e 28 de maio com entrada gratuita