Versão Impressa

Jornal A Hora

Lajeado

Publicada em 19/05/2017

Inauguração do câmpus IFSul ocorre hoje

Instituto oferece, a partir do próximo ano, curso integrado em Automação Industrial

Crédito: Arquivo A Hora Obra foi anunciada em 2011. Prédio foi concluído em dezembro do ano passado
Obra foi anunciada em 2011. Prédio foi concluído em dezembro do ano passado

O câmpus do IFSul é entregue de forma oficial na manhã de hoje. A cerimônia ocorre no miniauditório do prédio, às 11h, no bairro Olarias. O reitor do IFSul, Marcelo Bender, e integrantes da reitoria participam do ato, junto com representantes do poder público municipal.

Os mais de cem estudantes do curso técnico em Administração terão aulas no novo complexo a partir desta segunda-feira. Com a transferência para a sede definitiva, uma comissão trabalha na elaboração do plano pedagógico do curso de Automação Industrial.

O documento deve ser finalizado em breve e submetido para avaliação da Pró-Reitoria de Ensino. O curso, na modalidade Ensino Médio integrado, será ofertado a partir do primeiro semestre de 2018. De acordo com a diretora do câmpus, Cláudia Schwabe, serão duas turmas com 32 vagas cada.

A oferta será possível depois da liberação de novas vagas de professores. O câmpus Lajeado foi contemplado com nove vagas. A instituição deve pleitear, junto ao governo federal, recursos para complementar os laboratórios.

Um curso de pós-graduação em Administração poderá ser ofertado. Segundo Cláudia, a intenção inicial era promover a verticalização na área de processamento de alimentos.

“Não temos corpo docente e estrutura para essa área. Então vamos fazer essa alteração e desenvolver cursos na área de administração.” Além disso, cursos de extensão e de curta duração serão intensificados.

O câmpus

O prédio está situado em uma área de 1,5 hectare. Conta com um bloco multifuncional com atendimento ao aluno, sala de reuniões, gabinete da direção, cozinha, banheiros, miniauditório, sala da TI e almoxarifado. O outro bloco tem quatro salas de aula e quatro laboratórios. O complexo é o menor de toda rede, composta por 13 câmpus.

Relembre

Atividades desenvolvidas

* 3 turmas formadas no curso técnico em Administração
* 1 turma formada no curso técnico em Multimeios Didáticos
* 1 turma formada no curso de Secretaria Escolar
* 1 turma formada no curso de Alimentação Escolar

A entrega do prédio do instituto ocorre quase seis anos depois da confirmação da sede para Lajeado. O anúncio foi feito em 2011. As obras iniciaram em dezembro de 2013. O curso em Administração foi ofertado em 2014. Até agora, as atividades letivas e administrativas eram desenvolvidas na escola municipal do Campestre. Três turmas estão formadas e outras estão em andamento.

A edificação do prédio foi concluída em dezembro do ano passado. A direção do câmpus acreditava que no início do ano letivo, em fevereiro, o prédio estaria pronto para uso. Porém, sem a instalação de rede para instalação de internet, telefone e outros pequenos ajustes.

A direção esperava que até abril os itens estariam prontos, mas foi necessário mais de um mês para conclusão.

Notícias relacionadas
País

Governo reage para frear importação

Ministro da Agricultura quer retirar leite do acordo do Mercosul

Encantado

Ministério Público reduz multa de supermercadistas

Aci-e intermediou solicitação de desconto e destinação dos recursos para Projeto de Monitoramento e … Leia mais

Lajeado

A Hora inicia série de debates sobre bairros de Lajeado

Projeto Mapa da Cidade estreia hoje ciclo de debates que contemplam os 27 bairros