Versão Impressa

Jornal A Hora

Lajeado

Publicada em 17/06/2017

Legislativo concede feriadão a CCs e servidores

Presidente garante que compensará as horas

Crédito: Rodrigo Martini Contribuintes encontraram as portas do Legislativo fechadas nessa sexta-feira
Contribuintes encontraram as portas do Legislativo fechadas nessa sexta-feira

Todos os serviços públicos municipais funcionaram nessa sexta-feira, com exceção da câmara de vereadores. A decisão foi do presidente, Waldir Blau (PMDB), que concedeu feriadão aos 43 Cargos Comissionados (CC), três serventes de limpeza efetivos e ao motorista concursado. Segundo o chefe do Legislativo, a medida independe de decreto ou comunicado oficial e foi anunciada na quarta-feira.

A decisão de Blau surpreendeu o colega da mesa diretora, Ildo Salvi (REDE). O vice-presidente afirma que “não sabia da decisão do presidente”, e também não soube confirmar se os dois próprios assessores haviam trabalhado na sexta-feira.

Nas sextas-feiras, o serviço público de Lajeado funciona em turno único. Assim como na prefeitura , a câmara tem horário das 8h às 14h. Para Blau, a decisão de conceder feriadão aos 47 servidores vai gerar economia aos cofres públicos. “Já é um turno mais curto na sexta-feira. Eu até achei que os outros setores públicos também fariam feriado”, comenta.

Segundo Blau, nenhum ofício ou decreto foi assinado por ele. “Não é preciso. A decisão é do presidente, é da mesa diretora”, reitera. No regimento interno do Legislativo, consta, no artigo 19, que cabe ao presidente “além da representação legal da câmara, as funções administrativas e diretivas de todas as atividades internas.”

Já na prefeitura, por exemplo, o mecanismo é diferente. Para conceder feriadão aos servidores públicos – CCs e concursados –, o prefeito precisa assinar um decreto oficial. Na lei orgânica, consta que “compete ao município, no exercício de sua autonomia, fixar os feriados municipais, bem como o horário de funcionamento de estabelecimentos de prestação de serviços.”

“Vamos compensar nos sábados”

Questionado sobre a necessidade de conceder feriado aos servidores do Legislativo, Blau salienta que as horas de trabalho serão compensadas com atividades aos sábados. Ele não especificou todos os trabalhos e projetos previstos. Entretanto, antecipa que os servidores serão convocados para auxiliar, por exemplo, em programas de conscientização no trânsito.

“Estou montando um trabalho nesse sentido. A princípio vamos realizar nos meses de agosto e outubro. Vamos botar o pessoal para auxiliar nas campanhas por trânsito seguro aos sábados, e ninguém vai receber hora extra por isso. Portanto, não vamos perder com o feriado de sexta-feira”, justifica o presidente.

Blau também pretende realizar um evento em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) nas próximas semanas. O objetivo é levar informações e novidades acerca dos serviços prestados pelo órgão aos contribuintes, agentes públicos e servidores municipais. Nessa programação, explica o presidente, também haverá compensação de horas.

Notícias relacionadas
Vale do Taquari

Comitiva encaminha pedido para pavimentar a Rota Turística do Pão e do Vinho

Líderes regionais do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha participaram da reunião da bancada gaúcha, em Bras… Leia mais

País

Governo reage para frear importação

Ministro da Agricultura quer retirar leite do acordo do Mercosul

Encantado

Ministério Público reduz multa de supermercadistas

Aci-e intermediou solicitação de desconto e destinação dos recursos para Projeto de Monitoramento e … Leia mais