Versão Impressa

Jornal A Hora

Estilo

Publicada em 15/07/2017

Aprenda a usar chapéu no inverno

A temporada de frio pede bom gosto e sabedoria para “cobrir a cabeça”. Entenda mais sobre os tipos de chapéus e descubra em quais ocasiões apostar no acessório

Crédito: Foto Douglas Petry Conteúdo Criativo/Look Tribo imagem texto pricipal

Tendências vão e vêm, e os chapéus continuam transmitindo charme e elegância dentro e fora das passarelas. Duas palavras-chave definem o acessório: “Estilo e personalidade”. A tônica é sentir-se bem com ele e chamar a atenção pela ousadia e charme que impõe.

Os chapéus são capazes de suscitar os mais diversos olhares, e se encaixam do estilo romântico ao mais moderno. Mas atenção: existem comportamentos adequados para usá-lo. Por isso, é importante conferir algumas regras básicas de etiqueta para abusar com classe do acessório e evitar gafes.

Aposte em

• Passeios durante o dia. Se o programa for estendido pela noite, é aconselhável não usar chapéu por parecer deselegante.

• Eventos ao ar livre como festivais, casamentos, shows e passeios turísticos são perfeitos para abusar do acessório. E as fotos ficam lindas.

• Locais com grande circulação de pessoas pedem o chapéu. Destacar-se entre a multidão com estilo é uma tendência que nunca sai de moda.

• A aposta é certeira tanto em dias chuvosos quanto ensolarados.

Bye bye: chapéu

• Em museus, teatro e cinema não pega bem usar o acessório. Lembre de deixar a cabeça nua nesses locais. Em restaurantes, é de bom tom retirar antes de sentar à mesa.

• Locais de trabalho não são ambiente para eles, assim como igreja e outros templos religiosos.

• Em ônibus, metrô e no avião, é interessante retirar o chapéu. Além de desconfortável, o acessório pode atrapalhar a visão de outras pessoas.

Qual modelo de chapéu combina com seu rosto?

 

voce_13

Inspirações

Chegou a hora de se motivar com uma sessão sobre os tipos de chapéus e combinações com seu biotipo. Confira essa seleção de modelos e descubra qual se encaixa no seu estilo para garantir um look de arrasar.

voce_1

Chapéu clothe

Apareceu entre as décadas de 1920 e 1930 como o companheiro das mulheres mais independentes da época. O formato lembra um sino e a característica mais marcante são as abas curtas e caídas. Use em eventos noturnos que pedem um visual mais delicado. Quanto ao vestuário, se a intenção não for ficar com cara de boneca, alie a acessórios mais sensuais como o scarpin e casaco de couro.

 

voce_2

Chapéu floppy

O chapéu floppy é a legítima combinação do estilo romântico com o despojado. A principal característica são as abas grandes e copa bem arredondada. A modelagem faz referência ao estilo hippie das décadas de 1960 e 1970. O floppy fica perfeito em looks para dias frios, com casacões e peças mais pesadas. A dica é usar com vestidões e casacos de pele.

 

voce_3

Chapéu fedora

Semelhante ao modelo panamá, se distingue pelo material: feltro. As primeiras aparições são datadas do século 20, quando era usado por homens. O modelo é bastante democrático e vai bem com muitos estilos. Se você gosta de misturar tendências, essa é a aposta certa. Combine o chapéu com calças e saias longas. Para deixar o look mais diversificado, aposte em estampas étnicas.

 

voce_4

Chapéu coco

Nascido no fim do século 19, o modelo tem a copa mais redonda e as abas bem curvadas. Também é muito utilizado pelos homens, principalmente em situações formais, logo após a Primeira Guerra Mundial. Atenção: é necessário muito estilo para usar um chapéu coco. Para compor um look com ele, use peças pretas. Para deixar o visual mais clean, invista em acessórios em cores leves.

Notícias relacionadas
Westfália

Linha Schmidt festeja o Kerb

A localidade de Linha Schmidt está em festa neste sábado, data do aniversário da Comunidade Evangélica Bom… Leia mais

Lajeado - Capa de revista

Com iPhone, lajeadense conquista a revista Time

Imagens de Luisa Dörr se tornaram capa da principal revista do mundo

Lajeado - Walter Schlabitz

Lajeado perde ícone folclórico

Ele era conhecido por andar de bicicleta levando um cachorrinho como caroneiro. Foi dono de um dos principais … Leia mais