Versão Impressa

Jornal A Hora

Arqideias

Publicada em 15/07/2017

Arquitetura que virou cartão-postal

Prédio que abriga a biblioteca e o Teatro Univates redesenha a paisagem do bairro Universitário

Crédito: Divulgação/Univates O centro evidencia um contorno de chapas metálicas com papel fundamental de guiar o usuário à sua entrada.                       A imagem, moderna e leve, dá uma sensação de movimento
O centro evidencia um contorno de chapas metálicas com papel fundamental de guiar o usuário à sua entrada. A imagem, moderna e leve, dá uma sensação de movimento

O Centro Acadêmico da Univates atrai olhares tanto dos moradores do Vale do Taquari quanto dos visitantes que chegam à região. Localizado no bairro Universitário, em Lajeado, e com assinatura da Tartan Arquitetura e Urbanismo, o projeto tem um espaço generoso dividido entre biblioteca, teatro e espaço de convivência ao ar livre.

Na composição plástica externa, a imagem de maior impacto é uma caixa revestida de chapas metálicas que abriga o acervo da biblioteca. Quem olha por fora tem a impressão de que a estrutura flutua.

O projeto da Tartan deu vida aos dois espaços de entretenimento e cultura de forma inusitada e bastante eficiente. O primeiro detalhe é o cruzamento de dois eixos conceituais, que representam a passagem do tempo e a comunidade berço da instituição.

Por fora, instigante, por dentro, acolhedor. O prédio evidencia um contorno de chapas metálicas com papel fundamental de guiar o usuário à sua entrada. O acervo é o protagonista da paisagem. A imagem moderna, leve e que dá sensação de movimento contrasta com a imagem estática da biblioteca e do teatro tradicional.

Além das questões formais e conceituais, ganharam importância soluções baseadas na sustentabilidade e, dessa forma, o espaço funciona sem perder o espírito da dimensão poética proposta pelos espaços. Terraços, jardins horizontais e verticais, fachadas ventiladas e a constante presença da água nos espaços externos auxiliam na diminuição da incidência solar direta e produção de calor.

A biblioteca tem cinco andares, em um total de 5.1062,45 metros quadrados. No espaço, há um miniauditório com 50 lugares e uma sala de estudos coletiva com 26 lugares, além de todo o acervo da instituição. Os ambientes são iluminados e têm a temperatura mantida por meio de automação.

O teatro tem uma área total de 3.172,81 metros quadrados, dividida entre plateia, bilheteria, cafeteria, camarins e áreas de estar. O piso do palco é todo modulável e removível. A boca de cena é destaque e tem 16,85m com profundidade de 12m.

A área externa mede mais do que metade do projeto inteiro. Com 9.501,34 metros quadrados, evidencia praças com espaço aberto, áreas de estar e leitura, espelho d’água, memorial dos ex-alunos e estacionamento. A acessibilidade de portadores de deficiência é assegurada em todos os ambientes, por meio de rampas e elevadores.

Arqideias / Curta no Facebook | Acesse o site

 

Notícias relacionadas
Estrela

Festival brinda a cultura cervejeira

Organização estima 2,5 mil pessoas. Evento terá shows da Vera Loca e Acústicos e Valvulados

Encantado

Programação enaltece a identidade italiana

Um dos destaques do evento foi o tombo da polenta, com 700 quilos do alimento

Lajeado

Fim de tarde em ritmo nativista

Um dos principais nomes da música tradicionalista gaúcha, Lisandro Amaral se apresenta em Lajeado hoje, no … Leia mais