Versão Impressa

Jornal A Hora

Taquari

Publicada em 12/08/2017

Grupo está na semifinal de concurso

Uma das principais novidades desta edição é a integração entre dançarinos e alunos de escolas públicas

Crédito: Marieli Rosa Momento da gravação em que Kamila Costa e Joni Bilhar ensinam a dança do pezinho
Momento da gravação em que Kamila Costa e Joni Bilhar ensinam a dança do pezinho

A quarta temporada do Desafio Farroupilha estreia neste sábado no Jornal do Almoço, abordando, mais uma vez, o universo das danças tradicionais gaúchas. Serão oito grupos participantes, disputando as duas vagas para a grande final do reality gauchesco da RBS TV, dividido em seis capítulos.

A invernada do CTG Pelego Branco desenvolveu o projeto junto à rede municipal, com alunos do 3ª ao 9ª ano das escolas Timótheo Junqueira, Osvaldo Ferreira Brandão, Emílio Schenk e La Salle.

O objetivo do projeto é resgatar a cultura gaúcha na cidade e fortalecer o tradicionalismo entre as novas gerações.

[…] Só por ter a visibilidade já nos sentimos satisfeitos.” – Joni Bilhar, CTG Pelego Branco

Segundo a diretora da Osvaldo, Iara Machado, foi uma surpresa receber o convite para participar da gincana. “No início alguns professores acharam que não devíamos participar, por que envolvia competição”, diz. Conforme a diretora, o concurso foi muito produtivo, pois as crianças participaram e passaram a gostar ainda mais da tradição. Eles ganharam o 1º lugar. “Foi uma surpresa. Eles não esperavam.”

De acordo com Joni Bilhar, coordenador do CTG no Desafio Farroupilha, o grupo sabe que tem potencial de chegar à final. “Todos os grupos são fortes, caso contrário, não estariam na semifinal. Estamos desenvolvendo um trabalho muito interessante, e só por ter a visibilidade já nos sentimos satisfeitos.”

Para ele, essa é uma grande oportunidade para o CTG apresentar os trabalhos da entidade. “Somos o único grupo do Vale do Taquari que está participando do Desafio Farroupilha 2017”, completa.

Nessa sexta, 11, a RBS fez a gravação entre CTG e a escola. O episódio vai ao ar no dia 19 no Jornal do Almoço. Já no dia 20, no Galpão Crioulo, será exibida a participação do Pelego Branco no Rodeio M’Bororé, em Campo Bom.

Saiba Mais

Iniciado em 2014, o Desafio Farroupilha foi criado com o propósito de valorizar a cultura gaúcha. Na primeira edição, o tema foi tiro de laço.

O músico Cristiano Quevedo cumpriu a missão de aprender o esporte. Depois, em 2015, a temática foi a música, quando a dupla César Oliveira & Rogério Melo foi desafiada a escolher o novo talento da música, o Fernando Saccol, que lança seu primeiro CD em setembro. Já em 2016, o CTG Tiarayu foi o grande vencedor na primeira temporada dedicada às danças.

Gesiele Lordes: [email protected]

Notícias relacionadas
Faça você mesmo

Transforme seu tapete em uma peça antiderrapante

Poucas coisas são tão chatas – e até mesmo perigosas – no lar quanto um tapete que derrapa quando voc… Leia mais

Menu Especial

Bobó de frango com batata

Durante os próximos meses, o caderno VOCÊ. vai deleitar os leitores com receitas bem brasileiras e super … Leia mais

Lajeado - Boa causa

Slan promove show beneficente

Evento artístico ocorre amanhã e busca angariar fundos para instituição