Versão Impressa

Jornal A Hora

Saúde

Publicada em 11/09/2017

Repelente natural com óleos essenciais

Você se incomoda com mosquitos, pernilongos ou formigas? Está chegando a época em que os insetos procriam mais e, para se proteger, nada melhor do que um bom repelente. Quando as temperaturas aumentam, os mosquitos invadem nossas casas e existem maneiras mais naturais de combatê-los do que repelentes industrializados ou outros venenos.

A professora de Yoga Carolina Leipnitz é adepta dos repelentes naturais. “Sou muito alérgica, eu mesmo faço os repelentes em casa”, conta. O ingrediente em que mais confia é o cravo. Carolina indica a loção e garante que os insetos ficam bem longe quando há a essência na pele.

voce_1232

Além de desconfortáveis, as picadas de mosquito podem causar doenças como dengue, zika e chikungunya. O uso de repelentes e inseticidas em spray industrializados estão cada vez mais relacionados ao aumento de casos de alergias, asma, rinite e urticária. Isso porque contêm muita química e agentes alergênicos.

Existem alguns truques bem simples e conhecidos para acabar com essas pequenas pragas. Odores fortes geralmente afastam os insetos, e vale recorrer a frutas cítricas, cravo, canela, citronela, copaíba e hortelã.

voce_122

Para os ambientes

Citronela: pingue gotas do óleo essencial no difusor e coloque nos ambientes onde deseja espantar os mosquitos e pernilongos. Caso tenha a própria planta citronela, faça um chá bem forte e coloque em um borrifador ou então pingue algumas gotas na água e coloque no borrifador. Use nos locais por onde os mosquitos podem entrar.

Hortelã: a hortelã é facilmente plantada em qualquer jardim e repele formigas e outros insetos. Para evitar que as formigas entrem em casa, basta despejar um pouco do óleo essencial da planta. O seu odor também desagrada os mosquitos.

Manjericão: o manjericão também é um repelente natural de mosquitos e moscas. Pode ser usado da mesma forma que o óleo de citronela.

Óleo de cravo: o cravo é muito eficaz para afastar mosquitos e formigas. Adicione 12 gotas de óleo essencial em 50ml de água, misture e coloque em um borrifador. Esse óleo pode ser aplicado em locais fechados.

Óleo de eucalipto: além de repelente, funciona como anti-inflamatório, sendo um dos remédios mais antigos contra picadas de mosquito. Adicione 12 gotas de óleo essencial em 50ml de água, misture e coloque em um borrifador. Esse óleo pode ser aplicado em locais fechados, desde que a pessoa não seja alérgica.

Notícias relacionadas
Vale do Taquari

Painel discute os rumos da educação

Pensar o Vale reúne setor público, professores e especialistas para debater os desafios do setor

Lajeado

Semana conscientiza sobre trânsito seguro

Pedestres e motoristas são convidados a repensar atitudes no dia a dia

Lajeado

Legislativo destina R$ 200 mil para projetar nova sede

Orçamento para construir prédio próprio do Legislativo supera R$ 4 milhões