Versão Impressa

Jornal A Hora

Lajeado

Publicada em 13/09/2017

Jornada destaca ações sustentáveis

Crédito: Thiago Maurique Soares e Gilmara coordenam o projeto Viva o Taquari Vivo
Soares e Gilmara coordenam o projeto Viva o Taquari Vivo

Promovida pela Parceiros Voluntários em parceria com a Acil, a 8ª Jornada Técnica Ambiental reuniu empresários, profissionais e estudantes para debater a sustentabilidade. O evento dá sequência ao trabalho do projeto Viva o Taquari Vivo, que reuniu 650 estudantes no auditório da Univates no fim de agosto.

Doutor em Ciências pela USP e professor titular da Univates, Juarez Ferla abriu o evento falando sobre os sistemas de Gestão Ambiental. Pós-doutor pela Universidade de Amsterdã, Ferla apresentou novas tecnologias e ações que podem melhorar o processo, produto e a rentabilidade dos negócios.

Segundo palestrante do evento, Daniel Schmitz falou sobre licenciamento ambiental. Ex-presidente do Comitê da Bacia Taquari-Antas, destacou os objetivos e a importância do sistema que regulamenta o impacto das atividades empresariais.

Por fim, o gerente de projetos da empresa Safeweb, Luiz Carlos Zancanela Junior, abordou o projeto Ecobarreira Arroio Dilúvio, desenvolvido pela empresa para reduzir a poluição no manancial que atravessa Porto Alegre antes de desembocar no Guaiba. Fruto de um investimento de R$ 250 mil, a ação recolhe de 200 quilos diários de lixo flutuante.

Presidente da CIC-VT, Ito Lanius acredita que as empresas estão cada vez mais conscientes da sua função social, que não diz respeito apenas a cuidar do seu negócio, mas também do ambiente como um todo. “Essa temática precisa ser discutida por toda a sociedade, em especial pela classe empresarial.”

Conforme o presidente da CIC-VT, a consciência ecológica faz com que as organizações desperdicem menos recursos, gerando economia. Proprietário de uma recicladora de resíduos, lembra que existem materiais que são considerados rejeitos para algumas empresas, mas podem ser objeto de lucro para outras.

A jornada técnica tem apoio da Agea Marketing e Comunicação, CDL Lajeado, Corsan, Docile, Free Agência de Turismo, Bebidas Fruki, HS Contabilidade, Jacques Imóveis, Rotary Club de Lajeado Engenho, Safeweb, Sorvebom, Tabelionato Klein, Unimed VTRP e Univates.

Thiago Maurique: [email protected]

Notícias relacionadas
Teutônia

Município reformula aterro e evita envio a Minas do Leão

Melhorias no depósito de lixo seguem para análise da Fepam

Perfil do A Hora da Terra

Animação digital reflete sobre desmatamento

O curta-metragem O Caçador de Árvores Gigantes é uma promessa da animação digital gaúcha nos festivais … Leia mais

Arroio

Poluição sufoca o Arroio do Engenho

Projeto em análise nas comissões parlamentares propõe medidas para incentivar a preservação do Parque da … Leia mais