Versão Impressa

Jornal A Hora

Encantado

Publicada em 12/10/2017

Paixão por poesias acaba em livro

Lígia Maria Scarello tem centenas de textos escritos e já projeta outras publicações

Crédito: Eliane Fachinetto Família da escritora a incentiva a dar continuidade a suas poesias. Lançamento do livro ocorreu na sexta-feira, na câmara
Família da escritora a incentiva a dar continuidade a suas poesias. Lançamento do livro ocorreu na sexta-feira, na câmara

O espaço cultural da câmara de vereadores foi palco do lançamento do livro Brinco de Pérolas, da encantadense Lígia Maria Scarello. A obra de trata de vários assuntos como infância, sentimentos, mas principalmente amor.

A programação foi acompanhada por familiares, amigos, autoridades e comunidade. A escritora agradeceu aos presentes a presença e declamou a poesia que dá título ao livro. Um certo dia comprou um brinco de pérolas, simples e pequeno. Quando o tirou à noite, olhou para ele, e decidiu que o objeto merecia uma poesia. Ao terminá-la, pensou que esse também seria o título do próximo livro.

“Olhando, sentindo e ouvindo é como faço poesia”, destaca Lígia. Segundo ela, em cada poesia, existem várias características, por vezes apaixonada e sonhadora, em outras meiga ou exigente, entre outros sentimentos, e assim seus textos nascem da observação do mundo e das pessoas.

conexão_01

A presidente do Legislativo, Jaqueline Taborda (PDT), entregou uma placa em nome de todos os vereadores à escritora.

Para o marido de Lígia, Orlando Gonzatti, toda a família está feliz. “Ela está fazendo o que gosta. Ela sempre gostou de escrever e dizia que queria escrever um livro”, comenta.

Segundo as irmãs de Lígia, Sandra Scarello Carboni e Elisabete Scarello Sartori, desde criança, ela escrevia poesias. “É emocionante. Estamos torcendo por ela. Desde estudante, ela sempre escreveu e há alguns anos veio a inspiração que a motivou a voltar a escrever”, conta Elisabete.

Lígia é mãe de três filhos: Maria Augusta, Gustavo e Maria Luísa, e avó de Alice. Desde criança, gostava de escrever. Entretanto, no ano 2000, deu uma parada e recomeçou em 2015. Nos últimos dois anos, mais de mil poesias foram colocadas no papel, a maioria sobre amor.

Recentemente, a escritora aceitou o convite da Academia de Letras do Brasil/Seccional Rio Grande do Sul para tomar posse como acadêmica. O ato ocorre no dia 11 de novembro, no Santander Cultural em Porto Alegre.

Obras publicadas

A poetiza publicou o primeiro livro ano passado com o título Amor de Ficção. Foram impressos 500 exemplares e todos vendidos. Brinco de Pérolas é a segunda obra de poesias editada pela Editora Alternativa. No dia 4 de novembro, às 17h30min, Lígia fará uma sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre.

Obras futuras

Lígia tem mais dois livros agendados para serem publicados. “O próximo a ser lançado em 2018 será uma obra de poesias infantis dedicada à minha neta Alice. Já tenho diversas poesias prontas e o título será O Livro de Alice”, conta. A obra será um livro para crianças todo ilustrado.

Para 2019, outro livro de poesias de amor com o título de Rascunho Erótico. Nele, estarão as poesias de cunho erótico e passional.

Gisele Feraboli: [email protected]

Notícias relacionadas
Comportamento

Qualificação faz a diferença no mundo da beleza

Mercado da estética e cosmética cresce e absorve profissionais com conhecimento científico

Faça você mesmo

Transforme seu tapete em uma peça antiderrapante

Poucas coisas são tão chatas – e até mesmo perigosas – no lar quanto um tapete que derrapa quando voc… Leia mais

Lajeado - feira do livro de lajeado

“A força da mulher é incalculável”

Patrona Nara Knack resume foco de mais uma Feira do Livro que abre hoje