Versão Impressa

Jornal A Hora

Encantado

Publicada em 14/11/2017

Operação combate comércio de ambulantes irregulares

Fiscais orientam vendedores sobre a obrigatoriedade da regularização

Crédito: Divulgação Ação visa coibir prática de venda ambulante sem registro municipal
Ação visa coibir prática de venda ambulante sem registro municipal

O Setor de Fiscalização e a Vigilância Sanitária realizaram mais uma ação de controle de ambulantes no município. Entre o fim da tarde de sexta-feira e sábado pela manhã, nove veículos foram abordados em vários bairros.

Um estava com toda a documentação em dia, três estavam em processo de regularização e os demais não tinham permissão para realizar a atividade. A maioria vendia frutas, verduras, cucas, pães, bolachas, redes e tapetes. Ninguém foi multado. Os fiscais orientaram os vendedores sobre como proceder para conseguir a regularização.

A ação é uma reivindicação dos comerciantes locais. Conforme os empresários, a venda dos ambulantes interfere nos negócios. De acordo com fiscal, Kelen Rossini, todas as denúncias são averiguadas. “Fizemos o mutirão nesses horários, fora do nosso expediente, pois é nesses momentos em que a prefeitura está fechada que os ambulantes aproveitam para vender”, comenta.

Segundo ela, nas próximas ações, quem não tiver o alvará terá que pagar multa. Também pode haver apreensão dos produtos.

Conforme a fiscal, quem compra produtos sem procedência corre risco de adquirir alimentos sem qualidade ou contaminados, pois não há vistoria sanitária. Outra questão é a sonegação fiscal.

Este ano já foram feitas seis ações. Segundo a fiscalização, normalmente, os vendedores são de outros municípios.

O serviço continuará a ser efetuado nos fins de semana e após o expediente. Denúncias podem encaminhadas ao Setor de Fiscalização ou pelo 3751-0112.

Regularização

Para se regularizar, buscar mais informações e auxílio no registro, os vendedores devem se dirigir ao Setor de Fiscalização no Centro Administrativo. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h às 16h.

Gisele Feraboli: [email protected]

Notícias relacionadas
Lajeado - mérito comunitário

Honraria reconhece atuação da segurança

Medalha Capitão Pedro Siebra foi concedida a 13 profissionais e voluntários da área

Encantado

Memorial relembra Olimpíada

Iniciativa marca um ano da passagem da tocha pela cidade

Lajeado

Mais de 250 pedidos de redutores estão sob análise em Lajeado

Governo recua na intenção de instalar lombadas eletrônicas após repercussão negativa da proposta