Versão Impressa

Jornal A Hora

Lajeado

Publicada em 14/11/2017

Senador debate previdência e leis trabalhistas

Crédito: Divulgação Senador gaúcho estará no Stial, em Lajeado, a partir das 19h
Senador gaúcho estará no Stial, em Lajeado, a partir das 19h

O Senador Paulo Paim participa de plenária hoje, às 19h. O encontro ocorre no Sindicato  dos Trabalhadores nas Indústrias de  Alimentação (STIAL). Entidades e organizações sociais vão debater os resultados da CPI da Previdência e o Estatuto do Trabalho.

Além de Lajeado, discussões sobre o mesmo tema tem ocorrido desde ontem Novo Hamburgo e Alvorada. Paim foi o presidente da comissão que aponta inexistência de déficit na previdência social. O senador considera desnecessária a reforma proposta pelo governo Temer e espera trazer dados ao público sobre a proposta.

A reforma da previdência está em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta é polêmica e divide opiniões. A ampliação da idade mínima para se aposentar e outros aspectos desagradam a população e, ao mesmo tempo, representam pressão ao Congresso Nacional. A expectativa do presidente Michel Temer é acelerar o processo.

Em novembro do ano passado, Paim esteve presente em uma audiência em Lajeado. Na oportunidade apontava a “farsa” envolvendo o déficit da Previdência. De acordo com ele, se houvesse um ajuste na cobrança dos grandes devedores, seria possível arrecadar R$ 250 bilhões. Hoje, com a reforma previdenciária é esperada uma economia de R$ 65 bilhões.

O perda dos direitos trabalhistas é outro item em debate. Para o petista, a reforma trabalhista vai trazer precariedade para as condições de trabalho e traz desequilíbrio na relação entre empregado e empregador.

Ele é relator  do Estatuto do Trabalho. O documento está em estudo no Senado e pretende elaborar uma nova legislação trabalhista.  A intenção é propor um novo texto que traga mudanças mais justas para manter as relações equilibradas. A reforma trabalhista entrou em vigor no sábado.

Notícias relacionadas
Vale do Taquari

Sicredi conquista 5º lugar no ranking dos 500 Maiores do Sul

Instituição financeira cooperativa com mais de 3,6 milhões de associados e atuação em 21 estados, a … Leia mais

Vale do Taquari

Prêmio Agas reconhece três empresas da região

Girando Sol, Fruki e Languiru receberam distinção do setor supermercadista

Lajeado - mérito comunitário

Honraria reconhece atuação da segurança

Medalha Capitão Pedro Siebra foi concedida a 13 profissionais e voluntários da área