Versão Impressa

Jornal A Hora

Ideias

Publicada em 06/06/2017

Sonhos existem para serem realizados

conexão_02Para Freud, o desejo é o que põe em movimento o aparelho psíquico e o orienta e nos movimenta para a realização. Assim, a ação é sempre precedida por um desejo. Desejar algo é fundamental para conquistar esse algo. Dessa forma, para ele, o desejo é uma energia essencial que nos impulsiona para o movimento.

Em sua obra Interpretação dos Sonhos (1900), Freud afirma que todo sonho é a realização de desejos, embora esses possam permanecer ocultos. Bom, mesmo os desejos mais secretos, fazem seu caminho para se tornarem realidade, mesmo que em sonho e mesmo que há a censura depois. Então, por que não realizarmos nossos desejos conscientes?

Na sabedoria popular, sonhar não significa literalmente o sonho que ocorre durante o sono, mas sim a visualização de um desejo. Sonhamos com o sucesso de uma profissão, a aquisição da casa própria, a cura de um vício, o nascimento de um filho ou mesmo uma viagem “dos sonhos”. Enfim, um sonho existe para que possamos correr atrás dele. Não é assim?

Ao analisarmos nossas conquistas, mesmo as mais simples, constataremos que todas elas foram frutos do que um dia foi um sonho. Portanto, há a necessidade de sonhar. Dessa forma, haverá motivação para o movimento e seguiremos com o ciclo sonhar-realizar. Que possamos manter despertos nossos desejos e nossos sonhos, pois a vida necessita de impulsos e são esses que nos injetam energia para alcançá-los. Afinal, quem corre atrás, quer alcançar.

Tive uma profe muito especial na faculdade. Foi ela que me enveredou pelos caminhos da psicanálise. Ela é minha amiga no Facebook e me orgulho disso. Faz algum tempo, vi fotos dela na Grécia. Curti todas e em uma em especial, aquela clássica em Delfos, comentei: “Esse é o meu sonho, profe.” E ela, em sua doçura, respondeu: “Não se esqueça de que sonhos existem para serem realizados.”

Ainda não fui para a Grécia, continuo sonhando com o lugar onde Apolo matou a píton. Mas, afinal, a Grécia pode ser tantas coisas… De alguma forma, já fui tantas vezes até lá… Cada um tem a Grécia na qual quer chegar… Cada um tem consigo mesmo o compromisso de buscar seus sonhos, pois o ditado é claro: cuidado com o que sonhas, tu podes conseguir.

Desejo a todos boas notícias.

Notícias relacionadas
Agronotícias

Cheia de nutrientes, pitaia chega ao pomar

Fruta exótica se adapta bem em qualquer região e tem mercado garantido no país e no exterior. Principal … Leia mais

Negócios em Pauta

Sucesso das empresas depende da gestão dos recursos humanos

5º Workshop Negócios em Pauta aborda temática no Auditório Itália, em Encantado

Agronotícias

Foco na saúde para elevar consumo

Dirceu Scottá, presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), ressalta a importância de investir em … Leia mais