Versão Impressa

Jornal A Hora

Abre Aspas

Publicada em 06/06/2017

Sonhos existem para serem realizados

conexão_02Para Freud, o desejo é o que põe em movimento o aparelho psíquico e o orienta e nos movimenta para a realização. Assim, a ação é sempre precedida por um desejo. Desejar algo é fundamental para conquistar esse algo. Dessa forma, para ele, o desejo é uma energia essencial que nos impulsiona para o movimento.

Em sua obra Interpretação dos Sonhos (1900), Freud afirma que todo sonho é a realização de desejos, embora esses possam permanecer ocultos. Bom, mesmo os desejos mais secretos, fazem seu caminho para se tornarem realidade, mesmo que em sonho e mesmo que há a censura depois. Então, por que não realizarmos nossos desejos conscientes?

Na sabedoria popular, sonhar não significa literalmente o sonho que ocorre durante o sono, mas sim a visualização de um desejo. Sonhamos com o sucesso de uma profissão, a aquisição da casa própria, a cura de um vício, o nascimento de um filho ou mesmo uma viagem “dos sonhos”. Enfim, um sonho existe para que possamos correr atrás dele. Não é assim?

Ao analisarmos nossas conquistas, mesmo as mais simples, constataremos que todas elas foram frutos do que um dia foi um sonho. Portanto, há a necessidade de sonhar. Dessa forma, haverá motivação para o movimento e seguiremos com o ciclo sonhar-realizar. Que possamos manter despertos nossos desejos e nossos sonhos, pois a vida necessita de impulsos e são esses que nos injetam energia para alcançá-los. Afinal, quem corre atrás, quer alcançar.

Tive uma profe muito especial na faculdade. Foi ela que me enveredou pelos caminhos da psicanálise. Ela é minha amiga no Facebook e me orgulho disso. Faz algum tempo, vi fotos dela na Grécia. Curti todas e em uma em especial, aquela clássica em Delfos, comentei: “Esse é o meu sonho, profe.” E ela, em sua doçura, respondeu: “Não se esqueça de que sonhos existem para serem realizados.”

Ainda não fui para a Grécia, continuo sonhando com o lugar onde Apolo matou a píton. Mas, afinal, a Grécia pode ser tantas coisas… De alguma forma, já fui tantas vezes até lá… Cada um tem a Grécia na qual quer chegar… Cada um tem consigo mesmo o compromisso de buscar seus sonhos, pois o ditado é claro: cuidado com o que sonhas, tu podes conseguir.

Desejo a todos boas notícias.

Notícias relacionadas
lajeado - feira do livro

Segundo dia atrai mais de mil alunos

Encontros com a patrona, oficinas, mostra pedagógica e sessão de cinema envolveram os alunos

Teutônia - ensino e integração

Evento propicia cultura a estudantes

Primeira edição da Semana Cultural integrou todas as escolas municipais

taquari - Cultura

Instituições se unem para recuperar teatro histórico

A construção de um bar, com vista para a Lagoa Armênia, deve ser uma novidade do ponto