Versão Impressa

Jornal A Hora

Opinião

Gilberto Soares Gilberto Soares

Coluna aborda temas do cotidiano, política e economia. Escreve duas vezes por mês, sempre aos sábados.

Publicada em 11/03/2017

Vale dos Alimentos é um conceito

a_hora_ilustração 10-03-17

“Tente mover o mundo – o primeiro passo serámover a si mesmo.” Platão, filósofo grego – 348 a.C.

Proteção de fronteiras e proteína animal fizeram da Metade Sul uma região geopolítica fundamental para o Brasil. O charque ergueu uma Pelotas aristocrática; pecuária e defesa de fronteira tornaram Bagé, Dom Pedrito, Livramento e Uruguaiana protagonistas até meados da década de 1970. Nesse período, o poder ergueu palacetes urbanos, garantiu estâncias monumentais, apartamentos no Rio de Janeiro e casas em Punta. À semelhança da Argentina do trigo e da carne, concentrou-se riqueza e restringiu-se conhecimento.

O retrocesso dos hermanos, que participaram o seleto clube dos países mais ricos no pós II Guerra Mundial, nada nos ensinou. Desprezamos, como eles, a evolução da indústria de transformação no setor de alimentos e a agricultura. Preponderou a decadência de charqueadas, frigoríficos e lanifícios. Com tanta terra fértil, comia-se tomates de São Paulo – Ceasa, hoje.

A OUTRA METADE. O Norte gaúcho tem uma gênesis diferente. A vantagem de não defender fronteiras e as agruras de lidar com a terra indomada, iniquidade dos contratos e relevo adverso. Tais fatores exigiram a proximidade comunitária similar ao torrão de origem dos colonizadores. A liderança variada fortaleceu a distribuição de trabalhos e a associação para construir bens comuns. A ausência da Coroa nas regiões mais ermas fomentou a pró-atividade nas questões cruciais de infraestrutura.

Senhor das técnicas para produzir ferramentaria, o colono domou a terra inóspita. E avançou ao combinar criação de pequenos animais, agricultura e uma primitiva transformação no minifúndio versátil. A lógica consolidou agroindústrias familiares tão importantes. A tudo isso acrescentou duas joias preciosas à Europa: o associativismo e o cooperativismo. O impacto na economia mede-se pelo predomínio: cerca de 80% do PIB do Vale do Taquari gira em torno do agronegócio.

O dinamismo atrai bons serviços, mas ainda falta algo. Uma organização, uma ideia geral para unir o arranjo produtivo local.

OLHO NA SERRA. Há pouco tempo, o vinho brasileiro era uma ressaca e encantar-se por uma região vinícola daqui, um delírio. Bento Gonçalves mudou tudo ao ousar fazer diferente. Com determinação na defesa de conceitos próprios, transformou ideia “Vale dos Vinhedos” em realidade. E fez rápido, como mostra a criação de suas duas principais instituições: Aprovale, em 1995 e o Ibravin, em 1998. Em 2012, chegou a Denominação de Origem – D. O. –, última grande conquista. Très chic.

VALE DOS LÁCTEOS. Por anos, a Univates coordenou um projeto para ordenar a produção leiteira regional com processos, métodos e a identidade Vale dos Lácteos. Por fatores diversos, congelado está. É hora de tirá-lo do freezer. Ainda mais que em maio, ocorre a Jornada do Setor Alimentício – Alimentaaçãors. O evento conta com dois seminários – Segurança Alimentar e Inovação –, um ciclo de palestras e uma oficina sobre certificação. Aproxima Univates e Unisinos, torna o conhecimento mais acessível. Dá o primeiro passo na discussão para um Vale de Alimentos.

CONCEITO. Nos fins do século XV, o infante Dom Henrique criou a Escola (no sentido filosófico) de Sagres, estimulado pelos grandes negócios da navegação. Gerou uma convergência de conhecimentos que fez de Portugal a maior potência marítima do séc. XVI. Convergir é essencial para construir o vale idealizado.

Sei o valor de uma ideia amparada na história. Há pouco mais de 30 anos, sugeri a marca Da Colônia para uma agroindústria da Costa da Miraguaia. A família Melo Freitas foi além e tornou a empresa um patrimônio de Santo Antônio da Patrulha. Em três décadas de atenção ao conceito “da colônia”.

Pouco tempo, mas valeu muito a pena.

Notícias relacionadas
lajeado - feira do livro

Segundo dia atrai mais de mil alunos

Encontros com a patrona, oficinas, mostra pedagógica e sessão de cinema envolveram os alunos

Soges

Informe Comercial Soges

Afunilando A quatro rodadas do fim da segunda fase, as três divisões da Copa Soges de Futebol 7 começam a … Leia mais

Grêmio

Restam poucos ingressos

Mais de 20 mil ingressos já foram vendidos para o jogo de volta da semifinal da Libertadores entre Grêmio e … Leia mais