Versão Impressa

Jornal A Hora

Sobre o Jornal

Desde 2002, entregando informações relevantes ao Vale do Taquari

Fundado em 1º de julho de 2002, em Santa Clara do Sul, região do Vale do Taquari – RS, o jornal A Hora iniciou as atividades em uma sala comercial de 8 m² com o objetivo de atender aos sete mil habitantes locais, inicialmente, como semanário de 12 páginas.

Em 2003, houve mudança na formação societária e com ela um reposicionamento para transformar o periódico em um veículo de circulação regional. Inicialmente a expansão se deu nas cidades vizinhas de Santa Clara do Sul e, em 2007, já com parte de sua estrutura física (departamentos Comercial e Redação) funcionando em Lajeado, o A Hora decidiu transferir-se integralmente para a maior cidade do Vale.

Assim, em outubro de 2007, Lajeado ganhou de fato mais um jornal, o qual se transformou rapidamente em um dos veículos mais respeitados da cidade e região.

Em abril de 2009, atendendo a demanda crescente de anunciantes e assinantes, o A Hora deu mais um passo importante, se tornando bissemanário com circulação também às quartas-feiras além do fim de semana habitual.

A sequência dessa transformação foi um novo e moderno projeto gráfico e editorial, em 2010. Um ano depois, em 2011, o jornal se tornou trissemanário, circulando nas terças, quintas e sábados.

Em 2012, quando completou uma década, A Hora decidiu contratar um profissional para exercer a figura do Ombudsman (defensor do leitor), cargo preenchido até o segundo semestre de 2013. Desde então, a Redação do jornal foi submetida à análise crítica do professor, Ademir La Roque, formado em Filosofia, especialista em Filosofia da Linguagem e profundo conhecedor de jornais.

Em 2013, com uma tiragem de 7 mil exemplares por edição (Fonte Zero Hora Gráfica) e circulação predominante em Lajeado, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio e Encantado, além de outras 15 cidades, A Hora deu seu passo mais importante: tornou-se diário e passou a circular em cinco edições semanais, de terças a sábados. Na edição do dia 16 de novembro de 2013, uma sobrecapa anunciou a novidade e abordou a evolução do período nos 11 anos de atividades.

Hoje, o diário A Hora se consolida como jornal mais influente no Vale do Taquari. Seu conteúdo questionador e analítico, seja por meio de suas reportagens ou colunistas, permeia um jornalismo crítico, plural e independente. Além de uma dezena de cadernos especiais, A Hora se fortalece por meio de alianças com a sociedade organizada e desenvolve projetos nas áreas cultural, turismo, responsabilidade social e desenvolvimento regional, como o Pensar o Vale.

Publicações inéditas como o Guia VEM, com 532 páginas sobre 56 cidades dos Vales Taquari e Rio Pardo, a revista Canto Coral com 100 páginas e o Anuário TUDO espelham a qualidade e influência do Jornal A Hora no Vale do Taquari.