Versão Impressa

Jornal A Hora

Arqideias

Publicada em 08/10/2018

Estilo aos banheiros

Por muito tempo esquecidos no quesito beleza, lavabos e banheiros ganham decoração e móveis próprios

Funcional

A preocupação com a estética e decoração aumentou nas últimas duas décadas devido aos estilos de vida cada vez mais intensos das famílias. Cansadas da rotina do dia a dia, as pessoas tendem a ficar mais em casa nos horários livres e também passaram a receber mais os amigos em seus ambientes pessoais.

Fatores como o aumento da insegurança fora de casa levaram às residências a incumbência de ser o entretenimento confortável, bonito e seguro das famílias. Nessa onda, a criatividade e decoração não permeiam apenas salas, cozinhas e áreas de atividades, mas também os esquecidos banheiros, que ganham cara nova e recebem a devida atenção dos moradores.

Laura Zanatta Martins

De acordo com a arquiteta e urbanista Laura Zanatta Martins, as pessoas passaram a se preocupar mais com a estética do banheiro. “Atualmente há muitas opções de revestimentos, metais, louças e decorações para deixar esses ambientes mais agradáveis aos olhos”, diz.

Os banheiros de apartamentos mais novos, por exemplo, estão com um tamanho cada vez mais reduzido e, além da beleza, necessitam de funcionalidade. “Nesses casos, é necessário um móvel bem projetado para aproveitar todo o espaço disponível, possibilitando que se guarde toalhas e produtos de higiene pessoal, sem perder a boa aparência”, explica.

Para espaços pequenos, a arquiteta também indica a utilização de espelhos grandes e mobiliário com cores claras. “Nos lavabos, é interessante ousar mais já que não há a umidade proveniente da área de banho”, indica. Algumas opções são fazer uso de papel de parede, luminárias decorativas e adornos como quadros e vegetação dando continuidade à área social da casa ou apartamento.

Iluminação e amplitude

O layout desse lavabo, com o vaso no lado oposto à bancada, permitiu que o móvel fosse feito com pouca profundidade, mas aproveitando toda extensão da parede. O detalhe com iluminação atrás do espelho e luminárias pendentes valoriza o ambiente.

Banheiro versátil

Em situações em que não é possível fazer grandes reformas no ambiente, pode-se transformar um banheiro social pouco usado em um lavabo apenas modificando o mobiliário. Nesse caso, o painel ripado disfarça a área de banho, o espelho é realçado com a iluminação indireta e a bancada azul se torna o ponto de destaque do lavabo.

Compacto

O banheiro compacto e único do apartamento precisava atender ao dia a dia do casal e também servir de uso às visitas. No projeto, foi priorizada a funcionalidade. O aéreo amplo e a bancada garantem uma grande área de armazenamento, o espelho dá sensação de amplitude ao ambiente, enquanto os nichos destacam a decoração.

Funcional

Banheiro espaçoso onde foram usadas cores claras e um grande espelho com iluminação.

Os nichos decorativos e com pouca profundidade foram uma solução para o móvel não prejudicar a abertura da porta.

Notícias relacionadas
Fazenda Vilanova

Expofaz exalta a produção rural

Minifazenda será atração na feira, que ocorre entre 18 a 20 de outubro

cruzeiro do sul

Costeiros do Rio Taquari promovem 15º Encontro

O evento reúne músicos e declamadores de renome no Camping da Cascalheira, em Cruzeiro do Sul

Lajeado

Semana de arte e solidariedade no Madre Bárbara

Centro de Cultura Alemã promoveu almoço especial no Parque Histórico