Versão Impressa

Jornal A Hora

Arqideias

Publicada em 28/10/2018

Apartamento de cara nova

Reformas são solução para quem ama onde mora, mas quer dar uma repaginada na casa

Depois 4

Um apartamento amplo, arejado e iluminado não depende necessariamente da quantidade de espaço e insolação presentes naturalmente no ambiente. Um projeto que traduz a importância do trabalho de um profissional de arquitetura na transformação de ambientes é de um apartamento de Lajeado, assinado pela arquiteta e urbanista Fernanda Klaus.

De acordo com a profissional, a reforma do imóvel abrangeu a área social, remodelando hall, salas de estar e jantar e varanda. “Os clientes precisavam de um espaço mais integrado entre a sala e varanda, que era separada por uma porta de correr. A ideia era melhorar a qualidade geral do ambiente, aproveitando ainda alguns móveis existentes”, explica.

Fernanda Klaus

Entre os desejos dos moradores, estava que o apartamento fosse mais iluminado. “Como tratava-se de um imóvel com fachada sul, não possuía insolação direta e foi preciso repensar o projeto de iluminação da área social”, analisa Fernanda.

Para que a reforma fosse efetiva e prática para o dia a dia dos donos do imóvel, a arquiteta projetou mudanças no piso, paredes e teto que não exigissem grandes obras dentro de casa. “Colocamos um piso vinílico amadeirado sobre o piso porcelanato existente, evitando transtornos maiores de reforma”, conta.

Para trazer melhorias na iluminação do espaço, a arquiteta realizou um projeto de gesso e luzes, posicionando-as de maneira mais distribuída e com temperatura de 3000k. “A ideia era trazer a luz quente e mais aconchegante ao espaço como um todo”, explica. As paredes receberam uma pintura nova em tom cinza, servindo de plano de fundo para a decoração. Alguns móveis foram mantidos, trocando frente de gavetas e outras peças foram adesivadas, gerando baixo custo e agilidade.

A varanda precisou de uma intervenção de mobiliário maior. “Utilizando uma melamina cinza e outra amadeirada conseguimos esconder a churrasqueira e criar nichos para decoração”, acrescenta Fernanda.

Como o espaço em apartamento se torna limitado para guardar vassoura, varal, aspirador de pó, entre outras coisas, a arquiteta projetou ainda na varanda um móvel ripado com dupla função, esconder o aquecedor a gás e armazenar esses objetos necessários. “Por menor que seja a transformação do espaço, é sempre bom mudar. Seja algo na decoração ou mudanças mais radicais”, indica.

Notícias relacionadas
ATRAÇÕES NA REGIÃO

Cultura, gastronomia e solidariedade movimentam o fim de semana no Vale

Destaque fica para a Culturarte e Feira do Livro de Arroio do Meio. Em Lajeado, grupo organiza atividade em … Leia mais

Lajeado

Semana de arte e solidariedade no Madre Bárbara

Centro de Cultura Alemã promoveu almoço especial no Parque Histórico

Lajeado

Semana Farroupilha terá acampamento no Parque dos Dick

Primeira edição do evento está programada para ocorrer de 13 a 22 de setembro