Versão Impressa

Jornal A Hora

Arqideias

Publicada em 04/11/2018

Clínica com cara de lar

Espaços frequentados por muitas pessoas podem e devem imprimir na arquitetura a identidade da empresa

IMG_6813

Cada vez mais, os espaços profissionais apostam na reformulação dos ambientes, tornando-os modernos, funcionais e atraentes ao público. O aconchego faz toda a diferença em uma clínica, por exemplo, onde o paciente de uma maneira ou outra divide com o profissional questões pessoais e íntimas.

Durante muito tempo, a decoração de ambientes profissionais foi carregada de impessoalidade e frieza. Por se tratar de espaços para atender a todo o tipo de gente, os escritórios e clínicas acabavam optando por arquiteturas que não expressassem a cara do profissional o que muitas vezes tornou esses locais um tanto quanto intimidadores, frios e desconfortáveis.

Tássia Alberton

No projeto desta semana, a arquiteta e urbanista Tássia Alberton, da Finata Arquitetura, extraiu os conceitos dos profissionais e serviços da Clínica Benesser a fim de traduzir já no ambiente a essência do trabalho realizado no espaço. “A ideia da clínica era tornar os espaços aconchegantes, com um toque de casa acolhedora”, explica.

Cores quentes

A arquiteta salienta que as cores são fator decisivo para imprimir personalidade aos ambientes. “No caso da clínica, os tons da logomarca foram bastante explorados já que suas combinações são marcantes e ao mesmo tempo, suaves”, analisa.

De acordo com Tássia, a primeira impressão do cliente começa ainda na recepção da clínica. “É neste local onde está a identidade do espaço de forma clara e imponente”, frisa. Na sala de estética, o tom rosado utilizado remete à delicadeza e à beleza, objetivo principal do espaço.

No consultório da psicóloga, que atende adultos e crianças, o tom quente levemente alaranjado brinca com o colorido do espaço das crianças, que se sentem em casa quando frequentam o ambiente.

Ambiente funcional

Além da beleza, a funcionalidade e praticidade são os fatores mais relevantes do projeto. “As madeiras de tom quente foram usadas para dar aconchego e combinam com as lacas”, diz. Já os ambientes com maiores exigências em relação à área da saúde foram predominantemente mais claros.

Notícias relacionadas
arroio do meio

Cidade prepara atrações para celebrar 85 anos

Escolha das Soberanas, SportFest e Semana do Empreendedorismo integram programação de aniversário

Fazenda Vilanova

Expofaz exalta a produção rural

Minifazenda será atração na feira, que ocorre entre 18 a 20 de outubro

cruzeiro do sul

Costeiros do Rio Taquari promovem 15º Encontro

O evento reúne músicos e declamadores de renome no Camping da Cascalheira, em Cruzeiro do Sul