Temporal causa destelhamentos, incêndio e quedas de árvores
Em menos de quinze minutos, chuva com vento forte trouxe prejuízos à região. Em Lajeado, uma casa pegou fogo e uma oficina teve carros danificados
Crédito: Matheus ChapariniNa rua Bento Rosa, uma árvore caiu sobre a pista e invadiu uma oficina mecânica, danificando carros
O mecânico Roner Kalkmann estava embaixo de um carro quando escutou o primeiro estouro. “Pareciam tiros e as labaredas subiam dos fios”, descreve.
Em torno das 18h30min de ontem, um eucalipto de mais de dez metros caiu com a força do vento, rompendo fios de alta tensão. A árvore ficou atravessada sobre toda a largura da pista da rua Bento Rosa, no bairro Hidráulica, e invadiu a oficina mecânica. No local estavam o proprietário e um funcionário.
“Todos os equipamentos estavam ligados e os fios se encostando. Eu tremia. Teve um vizinho que correu para ver, achando que tinha demolido tudo”, conta.
O incidente causou estragos em pelo menos dois carros de clientes, que estavam estacionados no pátio. Ambos tiveram os para choques quebrados e a lataria amassada. Outro veículo quase pegou fogo em função das labaredas geradas pelos fios. O estabelecimento também teve parte da grade destruída. No momento, o proprietário não tinha uma estimativa de prejuízos.
O terreno de onde caiu as árvores pertence ao município. Kalkmann diz que já procurou a prefeitura diversas vezes para fazer as podas, pois é frequente a queda de galhos sobre a pista. A via, que é um dos acessos à cidade, ficou bloqueada.
Incêndio e casas destelhadas
O Corpo de Bombeiros de Lajeado recebeu diversos chamados ao longo do fim da tarde e da noite. Enquanto atendia a uma ocorrência no bairro São Caetano, em Arroio do Meio, a equipe teve de se deslocar às pressas. No bairro Igrejinha, em Lajeado, uma residência pegou fogo.
De acordo com a Defesa Civil de Lajeado, diversos pontos registraram quedas de galhos. No bairro Montanha, uma casa teve parte das telhas quebradas pelo temporal e precisou ser coberta com lona. Em Estrela, o órgão registrou duas casas destelhadas, uma próxima ao super porto e outra no bairro Pinheiros.
Até o fechamento desta matéria, os bombeiros seguiam em atendimento a ocorrências na região.
Temporal causa prejuízos no Vale
Temporal causou prejuízos à estrutura da escola Carlos Gomes, em Marques de Souza, e em diversos pontos de Nova Bréscia.