Versão Impressa

Jornal A Hora

Vale do Taquari

Publicada em 22/05/2019

PENSE traz palestrante internacional a Lajeado

Evento gratuito organizado pelo PENSE traz palestrante internacional para auditório da Univates

Crédito: Divulgação Gabriel Carneiro Costa é especialista em comportamento humano
Gabriel Carneiro Costa é especialista em comportamento humano

Debater o papel dos pais e da escola na formação dos filhos e estudantes em meio à era digital é o propósito do evento marcado para amanhã, 23, no auditório do prédio 11 da Univates, a partir das 19h30. A atividade traz o escritor Gabriel Carneiro Costa, especialista em comportamento humano e palestrante internacional.

 

Com entrada franca, o evento é voltado a estudantes das escolas das redes municipal, pública e privada do Vale do Taquari, pais, professores e demais interessados. Promovida pelo Grupo A Hora, a programação integra o Programa de Ensino e Educação Solidário (PENSE), que tem foco na temática educacional e na valorização dos educadores.
Também serão painelistas a psicóloga Suzana Feldens Schwertner, doutora em Educação pela UFRGS e professora da Univates, bem como o promotor de Justiça Neidemar Fachinetto, especialista em Direito da Criança e do Adolescente e coordenador do programa Vida mais Viva sem Álcool, de Lajeado e região.
Conforme o diretor de Conteúdo do Grupo A Hora, Fernando Weiss, a ideia de promover a discussão surgiu, principalmente, a partir do caso do piquenique do Ceat, em março, em que houve o uso inadequado de álcool por alguns estudantes. Na ocasião, vídeos circularam o país por meio das redes sociais e chegaram à imprensa nacional, provocando reações diversas da comunidade.

 

Serviço

 

O quê: Pais e Escola – O papel dos pais e da escola na formação do filhos em meio à era digital

Quando: Amanhã (23/05)

Onde: Auditório do Prédio 11 da Univates

Ingresso: Gratuito (inscrições pelo site do jornal A Hora)


“Muitas opiniões generalistas e superficiais foram emitidas em torno desse caso, que alimentaram um debate praticamente inócuo, repleto de difamações e prejulgamentos. Precisamos analisar esse tema com profundidade e compreender melhor o nosso papel, enquanto pais e educadores, para intervir de forma positiva em situações semelhantes”, afirma.
Segundo ele, a transgressão sempre fez parte do comportamento de adolescentes. “Um acontecimento que poderia ter ocorrido em qualquer instituição de qualquer localidade ganhou uma repercussão enorme e desproporcional apenas porque os vídeos foram gravados e compartilhados na internet”, acrescenta.
O debate de amanhã, portanto, se propõe a alinhar as responsabilidades da família e da escola em relação à conduta da juventude, de modo a orientar as crianças para prevenir situações não condizentes com ambiente escolar e a sua faixa etária, sem que os adolescentes sejam mal compreendidos ou marginalizados, enfatiza Weiss.
Autor de quatro livros e condutor de workshops empresariais no Brasil e em Portugal, Carneiro Costa é formado em Comunicação Social (Relações Públicas), com estudos nas áreas de coaching profissional, pessoal e familiar, educação emocional e psicologia positiva. Discorre sobre temas relativos aos dilemas humanos, à felicidade e ao que move as pessoas em busca dela.
O evento conto com a parceria da Univates, Cron, Amvat/Asmevat, Sicoob, 3ª CRE e Dale Carnegie.

 

ALEXANDRE MIORIM – alexandre@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
PENSE

É hoje: painel aborda responsabilidade dos pais e da escola

Evento gratuito organizado pelo PENSE traz palestrante internacional para auditório da Univates

PENSE

PENSE – Evento de Premiação Dos Melhores Projetos de 2018

Registros do momento da coroação dos melhores projetos de 2018. O PENSE – Programa de Ensino e Educa… Leia mais

PENSE

Projetos que transformam

Durante o ano, escolas como a Monsenhor Scalabrini, Melinho e Érico Veríssimo desenvolveram ações de … Leia mais