Versão Impressa

Jornal A Hora

Santa Clara do Sul

Publicada em 07/08/2019

Com foco na agroecologia, Santa Flor apresenta atrações

Palestras técnicas, oficinas e apresentações culturais fazem parte da programação da feira

Crédito: fotos fábio kuhn Lançamento ocorreu na noite de ontem com a presença de dezenas de pessoas no Salão Paroquial da cidade
Lançamento ocorreu na noite de ontem com a presença de dezenas de pessoas no Salão Paroquial da cidade

Com o tema “Semeando um futuro sustentável”, a 4ª Santa Flor está programada para ocorrer nos dias 19 a 22 de setembro. A programação foi apresentada ontem, 6, em cerimônia que reuniu dezenas de pessoas no Salão Paroquial de Santa Clara do Sul.

Entre as atrações deste ano estão o salão da sustentabilidade, apresentações culturais, espaço para recreação infantil e venda de produtos orgânicos direto com o produtor. Os quatro dias de atividades ocorrem no Ginásio Municipal de Santa Clara.

Destaque na área técnica fica para a realização de talk show no dia 20 de setembro. A conversa, mediada pela presidente do Codevat, Cíntia Agostini, terá a participação de representante do Ministério da Agricultura, do prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch e do radialista e produtor orgânico, Pedro Denardin. Temas como a Política Nacional de Produção Orgânica e o programa Santa Clara Mais Saudável serão abordados.

Na área cultural, os eventos mais aguardados são o show da Família Lima no primeiro dia e a apresentação da Banda Barbarella no encerramento da feira.

2019_08_07_fábio kuhn_santa flor_lançamento_presidente
Presidente da feira, Patrícia apresentou os destaques da programação

Conforme Kohlrausch, a feira tem como intuito apresentar à região os avanços na produção de alimentos orgânicos, além de destacar Santa Clara do Sul como uma referência em sustentabilidade e produção ecológica.

A partir da programação, o prefeito acredita que é possível construir uma rede de negócios, prospectar investidores para que haja impacto sobre a economia local.

Presidente do evento, Patrícia Herrmann, a feira fortalece a cultura agroecológica por meio da exposição e venda de produtos ligados ao setor e criar um espaço de debate sobre esse sistema de produção, com uma série de palestras, oficinas ou fóruns com especialistas na área.

A corte do evento é formada pela rainha Eduarda Uebel e pelas princesas Estéfani Bald Walter e Jenifer Ruschel. Durante o lançamento, elas apresentaram os vestidos oficiais da feira.

A Santa Flor 2019 tem o patrocínio da administração municipal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sicredi, Baldo SA, Banrisul Seja Vero, Lojas Benoit, Certel, Salva Craft Beer e Roalnet, além do apoio da Embrapa Clima Temperado de Pelotas e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Santa Clara Mais Saudável

Em 2017, o governo lançou o programa “Santa Clara Mais Saudável”. A iniciativa é criar o hábito da alimentação saudável para os mais jovens e fortalecer a cadeia produtiva local sem o uso de agrotóxicos. Estimativa do Executivo aponta que mais de 50% de toda a merenda escolar oferecida na rede municipal tem origem no modelo agroecológico.

Dos 30 produtores de hortaliças, 15 já contam com certificado de produtos livres de agrotóxicos. Para conseguir o selo, os agricultores passaram por uma série de testes. Em parceria com o Centro e Promoção da Agroecologia (Capa) de Santa Cruz do Sul, foram feitas visitas técnicas de avaliação.

 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
Encantado

Canto da Lagoa abre inscrições para categoria estudantil

Os alunos interessados devem estar vinculados a escolas dos 120 municípios selecionados

Previsão do tempo

Confira como fica o tempo nesta quinta-feira

Áreas de instabilidade de afastam do estado e ocasionam o retorno do sol ao Vale

Mapa da Cidade

Morte de gatos intriga moradores

Recentemente, quatro felinos foram encontrados mortos no bairro Conventos. Suspeita é de envenenamento