Versão Impressa

Jornal A Hora

Beleza

Publicada em 10/08/2019

Vantagens da cereja

Rica em vitaminas e antioxidantes, a fruta proporciona diversos benefícios para o corpo: da saúde à boa forma

background-bowl-cherries-2747421

Ela é sempre requisitada nas festas de final de ano e faz toda a diferença na decoração de sobremesas. Não é à toa que dizemos que a “cereja do bolo” é algo especial. De fato, essa frutinha é muito poderosa e pode fazer maravilhas para o organismo. “Além de ser muito saborosa, a cereja possui nutrientes que contribuem de maneiras diferentes para a saúde e também para a beleza”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti Renata Guirau.

1- Reduz o estresse

Além de ajudar no sono, os antioxidantes e a melatonina presentes na fruta ainda colaboram a aliviar o efeito de outro mal: o do estresse. “A ação das substâncias antioxidantes no sistema nervoso central fazem com que os sintomas do estresse, como a irritabilidade, a dor de cabeça e a fadiga sejam atenuados, favorecendo a sensação de calma e relaxamento. Por isso, a cereja pode ser considerada um calmante natural”, explica Renata.

Renata Guirau - nutricionista

2- Pele firme

Sua aparência também sai ganhando com o consumo desse alimento: por ser rica em betacaroteno e vitamina C, a fruta auxilia na produção natural de colágeno, uma substância muito conhecida por ser aliada da beleza. O colágeno ajuda a manter a pele mais firme, com mais elasticidade e ainda deixa as unhas e cabelo mais fortes. E, é claro que os antioxidantes não ficam de fora: eles atuam combatendo o envelhecimento celular precoce.

3 – Coração saudável

Essa pequena fruta afasta problemas de um dos órgãos mais importantes do nosso corpo: o coração. Consumi-la previne o aparecimento de doenças cardiovasculares por ser fonte de quercetina, um composto que age contra os radicais livres do organismo e inibe a oxidação das células que protegem o coração. Não só isso, a cereja possui outras substâncias que contribuem com as funções vasoconstritoras e vasodilatadoras, ajudando no bombeamento do sangue e fazendo com que o coração trabalhe melhor.

4- Corpo em dia

A cereja sem calda, claro, ainda tem outro forte atrativo para fazer parte da rotina alimentar: é indicada para quem deseja perder peso. Segundo a nutricionista, “a fruta é uma boa opção para estratégias nutricionais de redução de peso por possuir poucas calorias e baixo teor de carboidratos, sendo recomendada inclusive para pessoas que precisam fazer algum controle na ingestão desse nutriente, como os diabéticos”. Além disso, por ser fonte de fibras, ajuda a regular o funcionamento do intestino e proporciona sensação prolongada de saciedade, o que também soma pontos para quem quer emagrecer.

 

 

Notícias relacionadas
Expresso Natal

Por detrás do espetáculo

A cada ano, o Natal de Lajeado surpreende. Faz seis primaveras que a chegada do Papai Noel é esperada por … Leia mais

Novembro Azul

Novembro Azul: cuidar da saúde é para todos

O mês de novembro é marcado pela promoção da saúde do homem

ArqIdeias

Anuário destaca projetos inovadores do estado

Publicação apresenta mais de 130 projetos arquitetônicos