Versão Impressa

Jornal A Hora

Lajeado

Publicada em 20/08/2019

Semana Farroupilha terá acampamento no Parque dos Dick

Primeira edição do evento está programada para ocorrer de 13 a 22 de setembro

Crédito: fábio kuhn Autoridades e tradicionalistas participaram ontem do lançamento do evento
Autoridades e tradicionalistas participaram ontem do lançamento do evento

Apresentações culturais, desfile e até lançamento de livro fazem parte da 1ª Semana Farroupilha de Lajeado. A programação foi apresentada ontem, 19, durante cerimônia no salão de eventos da prefeitura.

Autoridades e representantes de entidades tradicionalistas participaram do ato. Prefeito Marcelo Caumo lembrou evento semelhante realizado em décadas passadas na Praça da Igreja Matriz. A retomada da Semana Farroupilha, segundo ele, tem intuito de valorizar a tradição gaúcha.

“Queremos trazer a comunidade para participar e, se for sucesso, repetir o evento nos próximos anos”, afirma.

Presidente da Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha (AMTG) de Lajeado, Daniel Becker reforçou a importância do evento. “Será uma semana inesquecível pra reunir as pessoas e enaltecer a história do Rio Grande do Sul”, percebe.

A programação ocorrerá entre os dias 13 a 22 de setembro no Parque Professor Theobaldo Dick. Durante os dias da semana, serão feitas oficinas culturais com escolas. A ação será promovida pelo CTG Tropilha Farrapa e Bento Gonçalves.
Ainda fará parte da programação prova campeira no Parque Municipal Rogero Henz, durante os dias 21 e 22 de setembro .

Rancho nos Dick

Um dos diferenciais do evento lajeadense será o acampamento farroupilha no Parque dos Dick. Dos 20 ranchos montado, 16 já estão ocupados. Interessados podem contatar a AMTG para alugar o espaço que contará com fornecimento de água e luz. Valor é R$ 1,3 mil.

O acampamento estará localizado em parte do estacionamento do parque. Conforme o secretário da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, a escolha do local ocorreu para aproximar a público da programação farroupilha.
Reckziegel frisou sobre as regras do acampamento. Entre elas, a proibição de cavalos nem instalações de barracas no parque e fechamento do acampamento às 23h.

Patrono

Lembrado por ser o primeiro patrão do CTG Bento Gonçalves e pela mobilização em eventos tradicionalistas, Ruy Lopes será o patrono da Semana Farroupilha.

Ele nasceu em 13 de outubro de 1915, em Cruzeiro do Sul. Se mudou para Lajeado aos 36 anos, onde elegeu-se até vereador na década de 60. Lopes foi casado com Ruth e teve cinco filhos. Faleceu em 1998.

 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
País

Câmara aprova pacote anticrime e texto vai ao Senado

Projeto de lei traz modificações na legislação e no processo penal

Lajeado

Cirurgia inédita no RS é realizada no HBB

Procedimento de retirada da tireoide com auxílio de vídeo foi oferecido pelo SUS e realizado no fim de … Leia mais

Mapa da Cidade

Morte de gatos intriga moradores

Recentemente, quatro felinos foram encontrados mortos no bairro Conventos. Suspeita é de envenenamento