Versão Impressa

Jornal A Hora

cruzeiro do sul

Publicada em 30/08/2019

Costeiros do Rio Taquari promovem 15º Encontro

O evento reúne músicos e declamadores de renome no Camping da Cascalheira, em Cruzeiro do Sul

Crédito: Deolí Gräff Encontro Costeiro tem objetivo de preservar cultura nativista, rios e florestas
Encontro Costeiro tem objetivo de preservar cultura nativista, rios e florestas

Iniciou ontem à noite, com tertúlia, o 15º Encontro Costeiro promovido pelo Grupo de Cultura Nativa Costeiros do Rio Taquari, no Camping da Cascalheira, em Cruzeiro do Sul. A programação segue hoje durante o dia com a chegada de mais participantes e, à noite, ocorrem a abertura oficial e apresentações de músicas e poesias com tema livre. A atração principal de hoje será com um dos melhores gaiteiros do Estado, Frutuoso Araújo, acompanhado do cantor Jeferson Almeida.

Para o sábado à noite, está previsto o festival com músicas e poesias inéditas sobre o tema específico, que será divulgado na noite de hoje. Os participantes terão 24 horas para compor a letra e criar a música.

“O tema sempre está vinculado ao nosso rio e ao meio ambiente. Queremos que os participantes do Encontro reflitam sobre o tema e façam a criação da música”, explica o presidente do Grupo Costeiro, Nelson Kuga.

O show especial de sábado será com o cantor nativista Juliano Javoski. O encerramento está previsto com o almoço de domingo.

São aguardadas mais de 200 pessoas do RS e outros estados. Entre os artistas de renome confirmados, estão os músicos Waldomiro Maicá, de Três Passos; Gilmar Martinelli, de Giruá; o pajador Guanacó, de Santa Rosa; os poetas Silvio Genro, de Uruguaiana, e Waine Darde, de Capão da Canoa; entre outros cantores, declamadores e compositores.

O objetivo dos encontros é cultivar a música nativista, além de defender a preservação da natureza, em especial o manancial hídrico. “Os nossos encontros sempre são realizados às margens de um rio, porque os participantes têm ideias em comum e usam a música e a poesia para expressar a sua preocupação e seus sentimentos em relação ao futuro das nossas águas e matas”, comenta Kuga.

Homenagem

Durante o encontro, o Grupo Costeiro fará homenagem especial ao presidente fundador Jair Ely, que por motivos de saúde não estará presente. A entidade foi fundada em junho de 2004 e, neste encontro, comemora 15 anos de existência.

 

DEOLI GRÄFF – deoli@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
Fazenda Vilanova

Expofaz exalta a produção rural

Minifazenda será atração na feira, que ocorre entre 18 a 20 de outubro

arroio do meio

Cidade prepara atrações para celebrar 85 anos

Escolha das Soberanas, SportFest e Semana do Empreendedorismo integram programação de aniversário

Lajeado

Semana Farroupilha terá acampamento no Parque dos Dick

Primeira edição do evento está programada para ocorrer de 13 a 22 de setembro