Versão Impressa

Jornal A Hora

Cruzeiro do Sul

Publicada em 07/10/2019

Festa preserva tradição e integra comunidade

Comunidade de São Rafael teve seu tradicional almoço festivo no domingo

A Comunidade de São Rafael esteve em festa no domingo. Mais de 50 voluntários chegaram ao salão perto das 7h para iniciar os preparativos para o Dia do Padroeiro São Rafael Arcanjo. Entre eles, Maria Verena Führ, 69, e Beti Dullius, 58, responsáveis pela cozinha junto com outras cerca de 15 pessoas.

Participo faz mais de 30 anos da festa. Nos preparamos o ano inteiro”, conta Beti, que também é catequista. Salada de maionese, repolho, comidas de panela, arroz, massa e molhos foram alguns dos alimentos preparados por elas e servidos para os cerca de 500 fiéis presentes para o almoço.

É muito gratificante poder ajudar, ser solidário, a nossa comunidade foi construída com as pessoas”, ressalta Maria Verena.

Também na cozinha, mas responsável pelo churrasco, Hélio Führ participa da festa como voluntário faz 25 anos. Desde a preparação da carne até a limpeza dos espetos e do ambiente, esta função é de sua equipe de trabalho. “Temos muitos grupos que participam dos trabalhos para este dia que é importante para a integração da comunidade e louvor ao padroeiro”, acredita.

Comunidade em crescimento

O presidente da comunidade de São Rafael, Luiz Nietsche, conta que a festa do padroeiro era comemorada de outra forma até chegar ao almoço de domingo, mas sempre teve o apoio dos fieis. A missa foi celebrada na noite anterior, para que os voluntários também pudessem participar.

Entre os fieis que foram comemorar a festa do padroeiro, estava a catequista Joana Kretschmann, 45, na comunidade faz mais de 20 anos. Este ano as turmas de catequese se dividiram para fazer um resgate histórico da comunidade, para um memorial.

Fomos conversando com as pessoas, indo de casa em casa para conseguir os relatos”, conta Joana. Por meio da pesquisa, ela descobriu que as terras da igreja foram conquistadas por meio de doações e com a ajuda do povo foi inaugurada a Comunidade de São Rafael.

Brincadeiras e brindes

Depois do almoço, o Grupo A Hora realizou brincadeiras como a dança da cadeira, e o sorteio de brindes dos patrocinadores Arla, Senac, CBM Materiais de Construção, Mari Perin e Finger Móveis Planejados, e com a distribuição de kits de limpeza de óculos pela Debianchi Ótica.

Notícias relacionadas
Solidariedade

Natal Solidário: moradores pedem doações para ação natalina no bairro

De carro, organizadores se vestem de Papai-Noel e Mamãe-Noel e distribuem balas e brinquedos no dia do Natal

Mapa da Cidade

Melhorias devem ser concluídas em dezembro

Símbolo do local, a roda já foi fixada e deve voltar a girar na próxima semana. Além disso, governo … Leia mais

Saúde pública em risco

Proliferação de ratos em lixeiras preocupa moradores

Problema constatado na rua Ana Maria Schüller Azambuja é recorrente no bairro. Morador relata ter contado at… Leia mais