Versão Impressa

Jornal A Hora

Auto Giro

Publicada em 16/10/2019

O mais vendido do brasil, agora em versão sedan

Chevrolet apresenta o Novo Onix Plus, o carro mais inovador da categoria. Ele substitui o Prisma

Crédito: Caetano Pretto A frente com faróis dotados de projetores tem lentes de desenho interessante, com iluminação adicional em LED envolvida em cromo
A frente com faróis dotados de projetores tem lentes de desenho interessante, com iluminação adicional em LED envolvida em cromo

O Chevrolet Onix é o líder de vendas no mercado brasileiro faz mais de três anos. Sozinho, emplaca mais do que a maioria das marcas no país. Agora, além de hatch, ele aparece também com a versão sedan, o Onix Plus. O carro vem com uma série de novidades que o consolidam como o mais inovador da categoria.

O Onix Plus chega para substituir o carro que foi um sucesso estrondoso no Brasil, o Chevrolet Prisma, por muito tempo o sedan mais vendido por aqui. “Não é fácil deixar para trás um carro renomado e trilhar uma nova caminhada com um novo carro”, comenta Saul Delazeri, gerente da JA Spohr.

Delazeri considera o carro revolucionário. “Vem com mais itens de série e apresenta uma pegada tecnológica que os concorrentes do segmento não têm. É um carro que vai dar certo”, enfatiza.

O Onix Plus promete suceder muito bem o Prisma. As diferenças começam pelo design. O acabamento é premium e a suspensão macia. “Até estacionamento automático e carregador por indução o carro tem. Itens que são pouco convencionais para o segmento”, diz o gerente.

Por fora

autogiro_05O Chevrolet Onix Plus lembra bastante o Cruze. O sedan compacto tem visual agradável e equilibrado, sem exagerar nos detalhes e com proposta bem funcional. A frente com faróis dotados de projetores tem lentes de desenho interessante, com iluminação adicional em LED envolvida em cromo, que fica no para-choque. A grade dupla com frisos pretos marca a presença do modelo.

Nas laterais, as rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 195/55 R16 possuem desenho elegante e acabamento diamantado. Os retrovisores grandes chamam atenção e são bem desenhados.

Atrás, as lanternas duplas com feixes de LED deixaram o conjunto com um bom aspecto.O para-choque traseiro tem desenho mais expressivo que o frontal, completando o visual do Onix Plus.

Por dentro

Discreto por fora, o Onix Plus mantém a linha no interior. O ambiente é bem sóbrio, mas com uma pitada premium no Premier, que tem opção da cor caramelo e preto. A tonalidade fica nas portas e painel, diferenciando o ambiente das demais versões.

No painel existe uma textura diferenciada. O volante novo tem design atraente e uma pegada boa. O cluster tem bom aspecto e é bem funcional, tendo um computador de bordo completo, com o acionamento por botão na haste do limpador.
A multimídia MyLink 3 tem belo visual e operação intuitiva, sendo muito fácil acessar todas as funcionalidades. A câmera de ré tem boa visualização e os sistemas Android Auto e Car Play ajudam no dia a dia. Pode-se acessar o OnStar e conexão com internet.

Outra funcionalidade boa do MyLink 3 é o ar condicionado automático com ajustes fáceis de operar na tela de sete polegadas. O ar condicionado digital tem comandos renovados, tendo logo abaixo o slot para recarga sem fio de smartphones mais sofisticados.

Os bancos em couro são confortáveis e se ajustam bem ao corpo. Atrás, o espaço para as pernas é bom. Os apoios de cabeça traseiros são projetados e apoiam bem quando levantados. Quem vai atrás tem luz central e duas portas USB, sendo que a terceira fica na frente.

Conectado

O Onix Plus Premier vem com internet 4G da Claro com Wi-Fi, podendo conectar até sete aparelhos. Ela funciona muito bem em diversas situações e o processo para conectar é muito simples.

A velocidade de navegação e download é muito boa e serve bem para usar a internet dentro do carro. Fora, o alcance é de 15 metros e dura alguns minutos com o carro desligado. Não é necessário apertar o botão de partida para ligá-la novamente. O pacote de 3 GB parece ser suficiente para uso durante um mês, para quem não vai usar muito.

Pelas ruas

O Chevrolet Onix Plus chega para deixar o passado do Prisma para trás. Agora, com motor 1.0 Turbo, o sedan entrega 116 cavalos, tanto no álcool quanto na gasolina. Já os torques são de 16,3/16,8 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol.

Os números são bons e se mostram mais do que suficientes para a proposta do carro. O carro tem saídas ágeis e retomadas igualmente agradáveis, com uso de pouca rotação para cumprir a missão. Com bom escalonamento das seis marchas na caixa automática GF6-3, o Onix Plus deslancha na cidade ou na estrada.

No dia a dia, o Onix Plus Premier é um carro gostoso de guiar. A direção elétrica é bem progressiva, muito leve em manobras e firme em alta velocidade. O conjunto de suspensão está bem calibrado, mesmo em pisos irregulares e cheios de buracos, filtrando razoavelmente bem as imperfeições.

O Novo Onix vem com controles de tração e estabilidade, assim como assistente de rampa. Os freios também estão calibrados como devem ser. Graças à maior rigidez, o sedan se comporta melhor.

Notícias relacionadas
Meu Xodó

A paixão pelo Honda Civic Si

Encontro em Torres reuniu donos de modelos do carro

Auto Giro

Antigos na estrada: 200 quilômetros pelo Vale e Serra

The Circle Day será o primeiro encontro de Ford e Willys em movimento

Veloterra

Parque de Eventos pronto para a semifinal do Veloterra

Etapa de Lajeado do campeonato Pirelli deve receber mais de 180 pilotos