Versão Impressa

Jornal A Hora

Educação

Publicada em 28/10/2019

MEC divulga horários e locais das provas do Enem

O candidato já pode consultar o local da prova que ocorre nos dias 3 e 10 de novembro. Por causa do fuso horário, a prova começa mais cedo em alguns estados

Crédito: Arquivo O MEC orienta que os estudantes cheguem uma hora antes do fechamento dos portões
O MEC orienta que os estudantes cheguem uma hora antes do fechamento dos portões

Os portões de acesso aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem horários diferenciados nos estados. Pela extensão territorial do país, existem diferentes fusos horários. A programação do exame, entretanto, segue o horário oficial de Brasília. Com isso, os candidatos do Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima vão realizar as provas até duas horas antes do horário da capital do Brasil.

O diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro, lembra que é proibida a entrada do participante, no local de prova, após o fechamento dos portões. “Por isso, é importante ficar atento com o horário local, caso não seja o mesmo de Brasília”.

O Enem ocorre nos dias 3 e 10 de novembro. O Inep sugere que o participante conheça seu local de prova com antecedência.

No Rio Grande do Sul, a abertura dos portões ocorre às 12h. Os portões fecham às 13h, e às 13h30min inciam as provas. O encerramento é às 19h.

O horário de término das provas é válido para o primeiro domingo do Exame. No dia 3 de novembro, os estudantes terão cinco horas e meia para a realização da prova. Já no segundo domingo, 10 de novembro, serão cinco horas.

Orientações

O acesso à sala de provas será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. O Inep recomenda que o participante leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso, que já está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem.

Os 5,1 milhões de participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já podem consultar seus locais de provas. As informações estão no Cartão de Confirmação da inscrição. O documento poderá ser acessado pela Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem para celular, disponível em lojas virtuais para sistema Android e IOS.

Além do local de prova, com o Cartão de Confirmação em mãos os participantes poderão conferir:

  • o número de inscrição;
  • as datas e os horários do exame;
  • a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição;
  • o tipo de atendimento específico e/ou especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

LAURA MALLMANN – laura@jornalahora.inf.br

 

Notícias relacionadas
Acidente em Estrela

Ciclista é atropelado na BR-386

Acidente aconteceu por volta das 9h15min, no trecho entre Lajeado e Estrela

Acidente em Muçum

Carro capota, pega fogo e duas pessoas ficam feridas na ERS-129

Condutor perdeu o controle do veículo próximo ao acesso secundário ao município de Muçum

Morte na BR

Carro sai da pista e colide em árvore na BR-386. Uma mulher morreu

Acidente aconteceu nessa madrugada, por volta das 5h. Havia quatro pessoas no automóvel