Versão Impressa

Jornal A Hora

Auto Giro

Publicada em 08/11/2019

Sedan para todos os gostos

Aposta da Fiat no segmento, o Cronos entrega bom visual, conforto e desempenho

DSC_0691

Aposta da Fiat no segmento de sedans compactos, o Cronos cumpre muito bem a sua proposta. O modelo apresenta uma gama interessante de opções, que possuem diferentes versões de motorização.

O Cronos faz uso do que está disponível na marca italiana, e o faz bem. O sedan chega nas versões 1.3; Drive 1.3; Drive 1.3 GSR; Precision 1.8 e Precision 1.8 AT. A marca decidiu criar uma opção de acesso sem designação, mas com bons atributos. Além dos itens de série, há uma grande gama de opcionais nas versões oferecidas.

Visual atraente

Com 4.36 metros de comprimento, o Fiat Cronos chega com tamanho equilibrado e um desenho atraente, assim como o seu irmão menor, o Argo. O sedan dispõe de linhas que o deixam na medida certa. A Fiat quis evitar um aumento de entre-eixos para preservar o estilo que considera ideal para a proposta do modelo.

A frente é expressiva, com traços esportivos, principalmente por causa do para-choque bem fluido e com elementos estéticos próprios, dando mais identidade e uma personalidade mais forte ao carro. A traseira é leve, sem exageros no conjunto ótico. As lanternas apresentam assinatura em LED, que ajuda a realçar as formas do carro.

O carro se apresenta como um sedan prático. Os faróis, que podem contar com luzes diurnas em LED, também reforçam as marcas do carro, que usa rodas de estilo ambíguo, indo do elegante na versão Drive ao esportivo e de alta performance na versão Precision com aro 17 polegadas. Esta versão apresenta também pneus largos, que mudam não só o visual, mas também a percepção ao volante.

Beleza e conforto

Por dentro, o Cronos segue o padrão de linha da marca italiana. O ambiente, que é compartilhado com o Argo, é bom. A busca é por uma impressão de melhor qualidade, seguindo a tendência de unificar carros de acesso com compactos premium.

Não há muitos materiais nobres na confecção das peças, mas há uma boa busca pela montagem sem defeitos e por tonalidade e texturas que agradam tanto visualmente, quanto ao toque.

Os instrumentos com tela de TFT ao centro são vistoso e agradam durante a condução, além de ser um conjunto bem completo. O volante multifuncional é compartilhado com modelos da Jeep, atestando a sua qualidade.

A central multimídia Uconnect de 7 polegadas tem tela bem destacada, e, assim como a parte central com cores diferenciadas do restante do ambiente, dão uma sensação melhor para quem está a bordo.

O espaço é razoável para quem vai atrás, não obrigando um reposicionamento dos bancos dianteiros. A altura interna é condizente com a proposta e não pressiona os mais altos, o que é bom. Já o porta-malas é cinco litros maior que o do Grand Siena e tem um volume que atende as expectativas.

Na estrada

Usando a mesma plataforma MP-S do Argo, o Cronos se mostra um bom carro para dirigir e deixa o motorista em uma boa posição ao volante. O câmbio tem curso longo e macio, casando bem com a embreagem.

A direção elétrica tem uma leveza boa em manobras e é precisa como se deve em condução, sendo uma aliada na boa impressão ao dirigir. Ajuste do volante é só em altura no Drive, mas há profundidade no Precision. Ambos têm banco com ajuste de altura.

O motor Firefly 1.3 entrega 109 cv e 14,2 kgfm, números muito bons. Esse ânimo por mostrar serviço também se apresenta na versão Drive 1.3 GSR, que tem botões no lugar de alavanca.

Com aro 16, o conjunto apresenta melhor sintonia entre performance e conforto, enquanto no Drive, os pneus mais altos e a calibragem, o tornam mais macio, mas ainda assim mantém a boa estabilidade. A suspensão, no geral, está condizente com o que se espera do Cronos e parecida com a do Argo. Os freios são firmes e passam confiança, enquanto o nível de ruído percebido é bom.

Em um geral, o sedan da Fiat é um carro agradável de dirigir. Com espaço razoável para a sua proposta, conforto e boa dose de tecnologia, agrada no desempenho, visual e praticidade.

Notícias relacionadas
Muito Prazer

Civic 2020: pacote completo

Honda alia esportividade, sofisticação e conforto em um sedan acima da média

Auto Giro

Encantado sedia 2º Encontro de Carros Antigos

Organizadores estimam que cerca de 150 carros devem passar pelo Parque João Batista Marchese

Auto Giro

Antigos na estrada: 200 quilômetros pelo Vale e Serra

The Circle Day será o primeiro encontro de Ford e Willys em movimento