Versão Impressa

Jornal A Hora

Conteúdo Patrocinado

Publicada em 11/11/2019

Backup evita prejuízos de ataque hacker

Empresa da região foi invadida e teve dados sequestrados por criminosos da Ucrânia

WhatsApp Image 2019-11-11 at 4.41.22 PM

Apresentado por Olicenter | Produzido por Estúdio A Hora

Uma empresa do comércio da região enfrentou um ataque de criminosos virtuais. De acordo com o empresário, os hackers invadiram o sistema da empresa e sequestraram todos os dados, que foram recuperados graças aos serviços de backup da Olicenter.

“Chegamos na empresa na segunda-feira de manhã. Tudo parecia normal, mas quando começamos a ligar os computadores, nenhum estava funcionando”, lembra. Segundo ele, como todo o sistema está interligado em rede por meio de um servidor, ninguém conseguia trabalhar na empresa.

“Imagina ficar sem acesso ao banco de dados, com notas, produtos, estoque e clientes, que são o nosso maior patrimônio”, alerta. A assistência técnica foi acionada, mas foi impossível acessar o sistema remotamente.
Ao chegar na empresa, a equipe da Olicenter percebeu que o problema era grave. Os dados haviam sido sequestrados por hackers. “O ataque aconteceu na noite de sábado e partiu de um endereço de IP oriundo da Ucrânia.”

WhatsApp Image 2019-11-11 at 4.41.22 PMOs criminosos criptografaram todas as informações da empresa, que só seriam liberadas mediante uma senha. Em ataques como esse, os hackers costumam pedir um “resgate”, exigindo o depósito de criptomoedas em troca da senha para liberação dos dados.

“Felizmente, temos o serviço de backup da Olicenter, com cópias na nuvem e físicas. Formatamos tudo e recuperamos o sistema”, destaca. O ataque trouxe prejuízos devido ao tempo em que a empresa ficou parada, mas poderia ter sido ainda mais grave. Para o empresário, a segurança oferecida pela Olicenter foi fundamental.

“Se não tivesse uma empresa preparada para nos atender, não saberia nem quem acionar para recuperar os meus dados. Acabaríamos pagando os criminosos sem ter a certeza de que eles liberariam as informações.”

Após o ataque, a empresa também ampliou as medidas de precaução, como a adoção de senhas mais complexas e difíceis de serem desvendadas. Segundo o empresário, ninguém imagina que esse tipo de violação possa acontecer, mas é uma situação cada vez mais comum e que exige uma nova postura das empresas.

Notícias relacionadas
Conteúdo Patrocinado

Receitas que multiplicam lembranças

Vovó Faz Bolo reinaugura loja com cafeteria e novidades no cardápio

Conteúdo Patrocinado

Os 5 pilares da inteligência emocional

A inteligência emocional é um assunto relativamente recente. O livro “Inteligência Emocional: a teoria … Leia mais

Conteúdo Patrocinado

O novo perfil profissional

Apresentado por Fecomércio Senac | Produzido por Estúdio A Hora O mercado de trabalho está mudando, e isso… Leia mais