Versão Impressa

Jornal A Hora

Mapa da Cidade

Publicada em 14/11/2019

Melhorias devem ser concluídas em dezembro

Símbolo do local, a roda já foi fixada e deve voltar a girar na próxima semana. Além disso, governo investiu em melhorias na iluminação e reforçará a segurança do espaço

Crédito: Mateus Souza Tradicional roda deve começar a girar na próxima semana, projeta Sema
Tradicional roda deve começar a girar na próxima semana, projeta Sema

Uma das principais áreas verdes da cidade, o Parque do Engenho passa por um processo de “revitalização”, visando torná-lo um espaço mais seguro e agradável para a visitação da comunidade. A reinstalação da roda, que foi recuperada nas últimas semanas, simboliza o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

O encaixe definitivo da estrutura ocorreu nessa semana e ela deve voltar a girar nos próximos dias. “Tivemos que trocar toda a parte de metal que tinha dentro da roda, e a de madeira também. Foram dois meses de trabalho. Infelizmente a chuva atrapalhou bastante”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Luís André Benoitt.
Os reparos na iluminação também foram concluídos.. Foram utilizadas lâmpadas de LED.

De acordo com Benoitt, as grades estragadas serão substituídas. Também será necessária a colocação de novos guarda-corpos e corrimões, e o acesso para carros no parque será fechado. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em dezembro.

Multas ambientais

A responsabilidade dos cuidados do Parque do Engenho está a cargo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Por isso, o recurso utilizado na execução de melhorias no local tem origem nas multas ambientais.

“Parte do investimento só é possível graças à firmação de termos de compromisso ambiental. Os autos de infração são convertidos em ações de melhoria ou conservação ambiental.”, comenta o diretor da secretaria, Renan Augusto Mallmann.

O investimento também conta com valor proveniente do MP, também de multas ambientais.

“Melhor do que Gramado”

A professora aposentada Beatriz Mallmann Ferrão, 72, é frequentadora assídua do Parque. Depois de 50 anos morando em Porto Alegre, ela retornou à terra natal há um ano e acredita que a revitalização será importante para tornar o local um espaço ainda melhor.

“É um lugar fantástico, lindíssimo. É mais bonito do que Gramado. Ainda há coisas para ajeitar, mas creio que estão no caminho certo”, afirma.

O Parque do Engenho é um símbolo de Lajeado. Por ele, passa o Arroio do Engenho, que foi fundamental para o desenvolvimento da cidade.

“Pode-se dizer que o crescimento do município se deu em volta do arroio. E o parque está localizado no coração de Lajeado. Queremos manter a identidade do local, investindo em atrativos para a população”, cita o diretor da Sema

Notícias relacionadas
Mapa da Cidade

Paróquia celebra cinquentenário e homenageia padroeira

Evento realizado no domingo também marcou a entrega da reforma da Igreja. Uma cápsula do tempo foi colocada … Leia mais

Solidariedade

Natal Solidário: moradores pedem doações para ação natalina no bairro

De carro, organizadores se vestem de Papai-Noel e Mamãe-Noel e distribuem balas e brinquedos no dia do Natal

Mapa da Cidade

Após pedidos, governo projeta calçada em trecho da ERS-413

Empresa de Lajeado que executará obra foi contratada por meio de licitação. Calçada terá quase dois quil… Leia mais