Versão Impressa

Jornal A Hora

Conheça o Projeto

Sobre o projeto

Assinante Solidário é uma iniciativa pioneira do Jornal A Hora que em 2017 destinou 8% do valor da venda de novas e renovações de suas assinaturas efetivadas a partir de 1º de agosto de 2016 a 30 de novembro de 2017, num total no mínimo de R$ 150 mil, para projetos de entidades assistenciais voltadas ao atendimento de menores de idade.

Parceiros convidados

Para dar plena transparência e fortalecer alianças no terreno da solidariedade, o Jornal A Hora convida os clubes de serviços como Lions e Rotarys, bem como a rede de Parceiros Voluntários para integrarem o projeto, mediante interesse de adesão.

O motivo do convite se deve, principalmente, pela experiência e credibilidade conquistadas por seus líderes voluntários na atuação de projetos sociais em nossa região, o que legitima e fortalece o espírito de solidariedade regional.

A participação das referidas organizações se dará por meio da adesão, sem quaisquer ônus financeiros. Apenas indicarão dois membros – um titular e suplente – para integrar um comitê gestor, denominado de Comitê Solidário, o qual se reunirá periodicamente, sem qualquer tipo de remuneração, com plena autonomia para deliberar sobre o regulamento e os critérios de aplicação dos recursos a 10 (dez) entidades, inicialmente definidas pelo idealizador do projeto.

São elas: AMAM de Arroio do Meio, APAE de Estrela, APAE de Encantado, APAE de Lajeado, APAE de Teutônia, APAE de Cruzeiro do Sul, APAE de Bom Retiro do Sul, SLAN de Lajeado, SAIDAN de Lajeado e FUNDEF de Lajeado, atingindo mais de 3 mil crianças do Vale do Taquari.

Da Coordenação

A Coordenação do Projeto fica sob a responsabilidade do Comitê Solidário, o qual deverá deliberar sobre seleção e enquadramento dos projetos dentro do limite do recurso estabelecido, cabendo ao mesmo debater, analisar e decidir sobre critérios dos projetos, levando em conta aspectos como legalidade, austeridade, inovação, criatividade, mérito e relevância, sempre com base no regulamento a ser estabelecido.

O Comitê Solidário terá responsabilidade de exigir a prestação de contas sobre os recursos recebidos das entidades beneficiadas e por dirimir eventuais dúvidas que possam surgir durante a execução do projeto.

Do Regulamento

Um regulamento deverá ordenar toda ação, o qual deve ser criado pelo Comitê Solidário, observando os princípios básicos do projeto. As propostas pré-definidas pelo idealizador do projeto em relação a aplicabilidade e valor dos recursos individuais às entidades são meramente sugestivas, podendo serem alteradas conforme julgamento do Comitê. Apenas devem atender os preceitos legais e o teto máximo estipulado para os primeiros 15 meses do projeto.

Dos recursos

O recurso mínimo garantido pelo jornal A Hora ao projeto Assinante Solidário, no período inicial de 1º de agosto de 2016 a 30 de novembro de 2017, será de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), podendo ser superior, em caso de haver um desempenho maior ao habitual da venda e renovação de assinaturas. Os três meses adicionais se justificam pelo grande número de assinantes que já efetuou o seu pagamento, valores que não estarão inclusos na base de cálculo.

O recurso deve ser distribuído entre as dez entidades acima referidas, mediante apresentação de projetos pelas mesmas, podendo variar o valor individual conforme número de crianças atendidas ou outro critério que o Comitê julgar apropriado.

O recurso será depositado, mensalmente, sempre até o 10º dia útil após término do mês da arrecadação, em conta bancária específica para esta finalidade, com livre acesso do Comitê, e divulgação mensal do extrato no Jornal A Hora para a plena transparência aos assinantes.

O realizador se reserva o direito de fazer alterações no projeto após findado o primeiro período de arrecadação.

Aplicação dos Recursos e Prestação de Contas

A data para iniciar a destinação dos recursos às entidades habilitadas ficará a critério do Comitê, no entanto, o valor não poderá ultrapassar o saldo bancário disponível no momento do repasse. Ou seja, não poderá ser prometido repasse de forma adiantada sem que o valor esteja disponível.

A prestação de contas deve ser publicada no Jornal A Hora e estará disponível no Site do Projeto, assim como a atualização mensal dos valores depositados e seus respectivos impostos, para garantir a plena transparência aos assinantes do jornal e à comunidade regional.

Do lançamento

O lançamento do foi realizado no dia 26 de julho, mês que marca o aniversário de 14 anos do Jornal A Hora. A cerimônia ocorreu nas dependências do Clube Tiro e Caça, com a presença de todos os parceiros envolvidos no projeto, clientes e sociedade organizada. O custos foram pagos pelo idealizador do projeto.

Aplicação da marca

É obrigatória a menção, ou inserção das marcas do Projeto Assinante Solidário e do Jornal A Hora, em todas as peças gráficas produzidas, comunicações on line e off line, bem como em eventos presenciais organizados pela instituição beneficiada, e que exponham resultados ou concepção do projeto beneficiado.

As logomarcas do Projeto Assinante Solidário e do Jornal A Hora, devem ser inseridas, segundo manual de identidade visual.

Uso de imagem e afins

O uso de imagens ou aparições de qualquer das partes envolvidas não acarretará qualquer ônus financeiro ao Jornal A Hora, devendo ficar pré-estabelecido o espírito voluntário, sem qualquer tipo de pagamento parte do Jornal aos parceiros e indivíduos envolvidos no projeto. Aliás, este aspecto deve se fazer constar no regulamento.

Disposições Gerais

O idealizador do projeto não reconhecerá legítima qualquer decisão em desacordo ao projeto pré-estabelecido. Leia-se aspectos legais, justos, incoerentes ou que causem qualquer tipo de dano ou prejuízo a qualquer das partes envolvidas.

O idealizador do projeto também se reserva o direito de vetar o regulamento se este apresentar sinais de desacordo com o projeto original.