Versão Impressa

Jornal A Hora

Negócios em Pauta

Publicada em 29/12/2018

Inovates incuba empresas de educação e tecnologia

Dois projetos foram aprovadas em dezembro pelo comitê gestor do Tecnovates

Crédito: Divulgação Ao longo de 2018, comitê aprovou o ingresso de nove empresas na incubadora da Univates
Ao longo de 2018, comitê aprovou o ingresso de nove empresas na incubadora da Univates

A incubadora tecnológica da Univates (Inovates) receberá duas novas startups, nas áreas de educação e tecnologia. Aprovadas em dezembro, a Younder Education e da Quintos Tecnologia completam a lista das nove empresas que passaram a integrar a Inovates em 2018.

A Quintos Tecnologia criou um sistema que permite aos funcionários de uma empresa o registro de horários de trabalho de forma remota. Sócio da startup, Ederson Balbinot afirma que a infraestrutura do Tecnovates e o apoio das mentorias oferecidas pelo Inovates são fundamentais para o desenvolvimento do negócio.

“Fazer parte do Tecnovates e da Inovates também significa estar próximo de outras empresas pensando em inovações, podendo futuramente surgir boas parcerias”, destaca.

Já a Yonder Education é uma plataforma que visa facilitar o intercâmbio acadêmico. A empresa realiza workshops mensais, com oficinas curtas, que auxiliam na organização e na realização da viagem.

Para a qualificação das propostas, foram avaliados critérios como capacidade empreendedora da equipe, grau de inovação do produto e/ou modelo de negócio, previsões de investimento e retorno, estratégias de mercado e preparo técnico/gerencial dos sócios.

Avaliação criteriosa

Gestor da Inovates, Michel Machado afirma que as avaliações para incubação passam por uma banca formada por representantes da Univates e empresários. Nela, são analisados critérios como capacidade empreendedora da equipe, grau de inovação do produto ou modelo de negócio, previsões de investimento e retorno, estratégias de mercado e preparo técnico/gerencial dos sócios.

Segundo ele, a banca de incubação é um dos momentos mais importantes no ciclo das startups na incubadora. “É a oportunidade em que os empreendedores apresentam os planos de negócios de suas empresas, que resultam de muita dedicação durante o desenvolvimento de suas ideias e de muito trabalho com os mentores da Inovates.”

Além de Machado, participaram da banca avaliadora a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp; a coordenadora administrativa do Tecnovates, Cíntia Agostini; o gerente do Escritório de Relações com o Mercado (ERM), Cristiani Reimers; o vice-reitor, Carlos Cyrne; e os professores Natali Valadão, Odorico Konrad e Junior Roberto Willig.

O secretário de Planejamento de Lajeado, Rafael Zanatta, e o representante do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Gilmar Neitzke, também participaram da avaliação dos projetos.

Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
Negócios em Pauta

Indústrias do Vale conquistam prêmio Carrinho Agas

Água da Pedra, Docile, Girando Sol e Neugebauer foram escolhidos melhores fornecedores pelos supermercadistas… Leia mais

Negócios em pauta

Empre Inove instiga transformação nos negócios

Evento encoraja para a ação diante das mudanças provocadas pela revolução digital

EmpreInove

Fórum provoca insights e inspira transformações

Participantes destacam aplicações práticas dos conteúdos abordados