Versão Impressa

Jornal A Hora

Bem-estar

Publicada em 18/05/2019

Terapia dos aromas

Com uso de óleos essenciais, a aromaterapia potencializa efeitos positivos à saúde

essential-oils-1433694

Sentir determinados cheiros sempre aguça as nossas memórias de alguma forma, sejam boas ou ruins. E se os aromas são capazes de mexer com partes adormecidas do cérebro, saiba que também são eficazes para tratamentos para alguns problemas recorrentes como estresse, insônia, ansiedade, falta de libido, cansaço mental e problemas respiratórios. A aromaterapia pode amenizar muitos distúrbios modernos e complementar tratamentos médicos.

 
De acordo com a massoterapeuta e estudante de aromaterapia Fabiana Camilotti, 34, os óleos essenciais podem melhorar a qualidade de vida das pessoas. “O nariz é uma espécie de porta para o cérebro. Quando sente um aroma, envia informações para a cabeça e começa a agir”, explica. Por o nariz ter ligação direta com os pulmões e, consequentemente, corrente sanguínea, os efeitos começam a se manifestar em menos de três segundos. “É por isso que a aromaterapia traz respostas imediatas ao organismo”, diz.

 
Aplicada com o uso de óleos essenciais e vegetais, seja inalação, massagem e compressa, Fabiana explica que esses óleos são encontrados em sementes, raízes, talos, cascas, madeiras, resinas, folhas, flores e frutos. Possuem variadas propriedades terapêuticas.

 

Xô, estresse!

De acordo com estudo preliminar realizado em 2010 pela Universidade de São Paulo, a aromaterapia auxiliou na redução dos níveis de estresse e ansiedade de todos os estudantes que experimentaram a aromaterapia, observados ao longo da pesquisa. Reduziram em 24% o nível de estresse e de 13% a 19% a ansiedade.

 

 

Indicações

Qualquer pessoa está apta para utilizar essa terapia complementar, desde que não tenha contraindicação médica. “Para se beneficiar da aromaterapia é necessário consultar um profissional qualificado, que dará as quantidades e dosagens adequadas para cada organismo”, instrui. De acordo com Fabiana, nenhuma pessoa deve substituir medicamentos receitados por médicos pela aromaterapia. “Costumo orientar que faça o uso em paralelo”, alerta.

Notícias relacionadas
Previsão do tempo

Confira como fica o tempo nesta quinta-feira

Áreas de instabilidade se aproximam do Vale. Da tarde para noite, a nebulosidade deve predominar

Polícia

Moto sem placa é recuperada pela Brigada Militar

Honda CG 125 Titan azul estava estacionada na rua Leopoldo Schonhors, no bairro Jardim do Cedro

Transporte Coletivo

Por sorteio, Expresso Azul vence licitação do transporte coletivo de Lajeado

Concorrentes apresentaram o mesmo valor de tarifa: R$ 3,93. Consórcio derrotado tem dez dias para recorrer