Versão Impressa

Jornal A Hora

Bem-estar

Publicada em 25/05/2019

Vida ao inverno

Saiba quais são as melhores espécies para cultivar e embelezar a casa no inverno

Crédito: Roger Kronbauer, florista Roger Kronbauer

Nada dá mais vida à decoração de uma casa do que as plantas. Sejam elas folhagens ou cheias de flores vibrantes, trazem aos espaços a sensação de aconchego e a aparência de um lar acolhedor. De acordo com o florista Roger Kronbauer, da Attual Flores e Eventos, as plantas por si só emanam boas energias e é esse um dos principais motivos de conquistarem tantas pessoas.

Plantadas em vasos ou montadas em um belo arranjo, as flores naturais compõem com elegância os mais diversos estilos de espaços e decorações. Com a chegada do frio e a baixa incidência da luz solar, algumas espécies se adaptam melhor ao clima invernal. Para ajudar você a escolher a melhor opção para os ambientes fechados, o florista apontou as opções que aliam beleza e facilidade de manutenção.

Suculentas

Suculentas

Com raiz, talos e folhas mais grossos, esse tipo de planta armazena uma boa quantidade de água, facilitando a manutenção. No geral é super fácil entender as necessidades das suculentas. O ideal é que tenham pelo menos algumas poucas horas de sol diariamente. Sendo assim, posicione-as perto de janelas onde exista incidência solar em algum momento do dia.

 

Vasos auto-irrigáveis

Vaso auto-irrigável

Uma maneira prática de ter plantas dentro de casa sem ter que se preocupar com a rega constante são os vasos auto-irrigáveis. Eles ficam com água em um reservatório, e a planta se mantém umida conforme sua necessidade. Assim, é possível viajar tranquilo, com a própria plantinha cuidando dela mesma. A única preocupação é a de repor a água do reservatório de vez em quando.

 

 

 

Flor de corte

Flor de corte

Quem gosta de variar e não se importa com uma manutenção a mais, as flores de corte são uma ótima opção. De acordo com Roger, alguns tipos de arranjo podem durar até três semanas e são super fáceis de cuidar. “É necessário deixar no máximo três dedos de água dentro do vaso e cortar diagonalmente os caules a cada dois dias. Isso ganrante que as flores não apodresçam e durem mais tempo”, orienta. Algumas floriculturas contam com pacotes de entrega semanal, quinzenal ou mensal de novos arranjos de flor, o que facilita e também surpreende os amantes de flores e folhagens.

 

Bambo da sorte

Bambu da sorte

Originalmente conhecido como lucky-bamboo, essa plantinha é sem dúvidas a planta mais fácil de se cuidar que já existiu. Basta colocá-la na água e pronto, ela viverá por muitos anos. Mantenha sempre o nível da água cobrindo as raízes da planta e troque toda a água uma vez por semana.

 

 

 

 

 

Zamioculca

Zamioculca

Bastante resistente e robusta, suas folhas com aparência encerada são excelente opção para corredores e locais com baixa luminosidade. O ideal é regar uma vez por semana e protegê-la do contato direto com o sol. Deixe-a em locais à meia-sombra ou em ambientes sem luz.

 

 

 

 

 

Antúrio

Antúrio

Uma das mais curingas para os espaços com pouca iluminação, o antúrio é bastante usado em vasos. A cor vibrante de sua flor é um dos destaques. Diferente da zamioculca, esta espécie não deve ficar em ambientes escuros e necessita de luz natural. Pede bastante irrigação, sendo necessária bastante umidade.

 

 

 

 

 

 

 

Jiboia

Jiboia

Sua folhas brilhantes e bastante versáteis a todo o tipo de decoração de interiores, a jibóia necessita de irrigação constante e se adapta bem a vários ambientes. É considerada por alguns floristas uma das melhores plantas de se ter em casa. Ótima para apartamentos por se adaptar bem à meia-luz, precisa de claridade para se desenvolver adequadamente.

Notícias relacionadas
Previsão do tempo

Confira como fica o tempo nesta quinta-feira

Áreas de instabilidade se aproximam do Vale. Da tarde para noite, a nebulosidade deve predominar

Estado

Governador sanciona novo Código Ambiental do Estado

Lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa no início de dezembro

Morte no trânsito

Homem morre ao colidir motocicleta em trator

Fato aconteceu na tarde dessa quarta-feira, no interior de Coqueiro Baixo