Versão Impressa

Jornal A Hora

Saúde

Publicada em 29/06/2019

Solidariedade no frio

O inverno chegou. Mantenha seu coração aquecido doando sangue também nos dias de frio.

você_03

A chegada das temperaturas baixas acende o sinal de alerta nos hemocentros. De acordo com a enfermeira Marina Vieira, do Hemovale de Lajeado, é recorrente a diminuição de estoque de sangue durante períodos de frio intenso. “Temos dois pontos críticos no ano, fevereiro devido férias e Carnaval e nos dias de frio mais rigoroso”, explica.

O estoque do hemocentro está atualmente estável, mas a enfermeira incentiva que a população não deixe a solidariedade apagar nos dias frios. “A gente pensa duas vezes antes de sair de casa quando as temperaturas estão baixas, mas é importante sempre lembrar que uma doação pode salvar até quatro vidas”, incentiva. Conforme a profissional, as doações incluindo cadastro, entrevista e coleta duram cerca de 40 minutos. O hemocentro do Vale do Taquari fica junto ao Hospital Bruno Born e atende os doadores de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h e nos sábados das 7h30 às 11h.

Você, herói

você_03 2

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde. Ou seja, por aqui, os bancos de sangue operam no limite. Quando falamos dos números mundiais, apenas uma fração dos 7 bilhões de pessoas elegíveis para doar sangue no mundo efetivamente o fazem.

É saudável

Existe sangue suficiente no corpo humano para doar de forma saudável. Além disso, o volume de sangue doado começa a ser reposto no organismo 24h após a doação. Para o homem, o plasma é renovado em até 72 horas; os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro precisa de 8 semanas. Para a mulher, após uma doação de 450 ml de sangue, o estoque de ferro demora um pouquinho mais em comparação aos homens e chega a ser renovado em aproximadamente 12 semanas.

 

 

Notícias relacionadas
COMPORTAMENTO

Novo ano, novas metas

Descubra a melhor forma de definir e alcançar seus objetivos para 2020

Comportamento

Solte seus cachos!

Descubra a transição capilar através da história de quem passou pelo processo

SAÚDE

Que tal fazer as pazes com o seu corpo?

Chegou a hora de vencer as inseguranças e cultivar um relacionamento saudável com você mesma