Versão Impressa

Jornal A Hora

Arroio do Meio

Publicada em 15/08/2019

CulturArte é lançada com missão de conectar

Principal feira cultural do município está programada para 31 de agosto a 4 de setembro

Crédito: fábio kuhn Logo da CulturArte foi desenhado na hora em meio à dança de alunas da escola João Beda Körbes
Logo da CulturArte foi desenhado na hora em meio à dança de alunas da escola João Beda Körbes

O lançamento serviu como uma prévia do que será a 17ª CulturArte e 29ª Feira do Livro. No caminho pela Área de Lazer Princesa do Vale, participantes foram surpreendidos por manifestações das sete artes (música, dança, pintura, escultura, literatura, teatro e cinema) que serão abordadas na maior feira cultural de Arroio do Meio.

Na apresentação do tema, nova surpresa ao público composto professores, diretoras e autoridades locais. O logo foi desenhado na hora pelo professor e grafiteiro Samuel Hergesell, enquanto alunas da Escola Municipal João Beda Körbes faziam uma apresentação de dança.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Mara Betina Forneck, o evento busca elementos da “inovação tecnológica” para aproximar os jovens dos livros e atrair a população. “Estamos organizado atividades para satisfazer toda a comunidade”, afirma.

Mara agradeceu a ajuda das diretoras das escolas municipais, Guararapes e Bom Jesus/São Miguel pela ajuda e citou outras entidades envolvidas na organização da feira. “O jeito de Arroio do Meio é fazer em conjunto. Isso nos torna diferente”, destacou o prefeito Klaus Schnack.

“Conexão pelas artes”

08_AHORA

A edição deste ano se estende de 31 de agosto a 4 de setembro e tem como mote “#culturarte: conexões pelas artes”. Na programação que ocorre na Rua de Eventos e Clube Esportivo, destaque para lançamento de obra literária, apresentações teatrais e oficinas interativas (veja resumo da programação no quadro fechado).

Haverá ainda palco de talentos com apresentações artísticas locais e regionais, oficinas de incentivo a criatividade e mostra literária dos anos finais com participação de oito escolas do município, recreio cultural, arte em movimento e visitas a Casa do Museu.

A Feira do Livro terá 20 editoras e livrarias participantes. Expectativa é que 3,2 mil alunos passem pelo local, além da comunidade. Destaque para a presença dos escritores Chiquinho Divilas (rapper, educador social e poeta doutorando e mestre na Feevale/RS) e Eleonora Medeiros (contadora de história com graduação em pedagogia).

Outras atrações de incentivo a leitura são o sebo de livros em parceria com o Rotaract Arroio do Meio (valores serão revertidos só Projeto Mundial de Combate a Poliomelite), bate-papo literário e o vale-livro.

 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
Cidades

Projeto “Redação nas Ruas” abre 2020 no bairro Centenário

Equipes de jornalismo e do setor de relacionamento do Grupo A Hora ouviram demandas dos moradores na manhã … Leia mais

Cidades

Ex-deputado Ibsen Pinheiro morre aos 84 anos

Filiado ao MDB, ele presidiu a câmara durante o processo de impeachment de Fernando Collor. Também teve atua… Leia mais

Cidades

Câmeras ajudam BM a prender homem que furtou moto em Taquari

Veículo estava em processo de desmanche quando foi localizado. Sistema de videomonitoramento ainda está em … Leia mais