Versão Impressa

Jornal A Hora

Lajeado

Publicada em 27/08/2019

Semana de arte e solidariedade no Madre Bárbara

Centro de Cultura Alemã promoveu almoço especial no Parque Histórico

Crédito: Renata Leal Entre as atividades, alunos apresentaram teatros e musicais
Entre as atividades, alunos apresentaram teatros e musicais

Música, teatro e dança foram algumas das atividades apresentadas na Semana de Arte do Colégio Madre Bárbara. Os alunos prepararam seus trabalhos no Salão de eventos da escola e convidaram familiares e a comunidade para participar da mostra que começou segunda-feira e terminou no sábado, com o grupo de teatro.

As turmas foram dividas e, em cada noite, a escola apresentou uma atividade diferente. Na última sexta-feira, as turmas do Ensino Médio participam do 10º Festival de Cinema e do 6º Concurso de Vídeo-Oratória, a partir das 19h. Durante as apresentações, a escola arrecadou peças de roupa, produtos de higiene ou alimentos que foram doados para a Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco, do bairro Conservas. Entre os materiais arrecadados, estão alimentos não perecíveis, leites, bolachas, roupas e brinquedos.

Para o Festival de Cinema, a aluna do 2º ano do EF Mariana Medeiros, 16, produziu um curta-metragem com os colegas. A proposta da professora era que cada grupo adaptasse uma obra de Machado de Assis com temas da atualidade. O grupo da aluna escolheu o livro O Alienista.

“Fizemos o trabalho com a ideia de que o Alienista seria uma pessoa preconceituosa. Na obra original, ele interna em um manicômio pessoas que têm manias diferentes. Na nossa produção foram presas pessoas com gostos musicais diferentes, um casal de lésbicas, pessoas que muitas vezes sofrem preconceito”, explica Mariana. E para isso, o principal cenário foi o Hospital de Santa Cruz do Sul. Além da interpretação, do figurino e da gravação, os próprios alunos editaram o curta-metragem e criaram o roteiro adaptado.

“Nós tivemos algumas dificuldades nas gravações. Tivemos que criar mais uma cena no filme, porque uma colega virou o pé durante as férias e tivemos que adaptar”, explica. Mariana recebeu o prêmio de melhor atriz no festival.

Vídeo-Oratória

O concurso de Vídeo-Oratória foi apresentado pelos alunos do 1º ano do EM na disciplina de Português. Umas das finalistas foi Natália Girelli, 15. A proposta era criar um vídeo contando sobre um momento marcante de cada aluno. E os colegas escolherem os finalistas.

“Fui muito legal e desafiador, tive que gravar várias vezes. Essa é uma forma diferente de aprender o conteúdo na prática”, entende Natália.

Os vencedores do festival e do concurso foram escolhidos por uma comissão organizadora e divulgados na mesma noite. As produções audiovisuais também participam de outras competições em nível estadual e nacional.

O Líder em Mim

A coordenadora pedagógica do Madre Bárbara, Simone Faleiro, explica que durante a Semana de Arte os alunos também colocam em prática as atividades do programa “O Líder em Mim”. Segundo ela, todo o trabalho é voltado para a liderança dos alunos, desenvolvendo a proatividade e trabalho em grupo.

“Eles se apresentaram, superando essa questão de estarem em frente a um grande público. Temos mais de 350 pessoas por noite. Essas habilidades são trabalhadas por meio do programa”, ressalta a coordenadora pedagógica.

 

BIBIANA FALEIRO – bibiana@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
Incêndio na Kiss

“Justiça seria uma tragédia dessas nunca mais acontecer”

Moradora de Paverama, Diana Tischer, mãe de uma das vítimas, ainda aguarda por justiça. Primeiro julgamento… Leia mais

impactos econômicos

Produção gaúcha está em alerta com epidemia do Coronavírus

Setor da suinocultura é um dos mais preocupados com a situação no continente asiático, já que oito frigor… Leia mais

Previsão do tempo

Terça-feira de sol e nebulosidade variável

Frente fria deve ingressar no estado a partir de quarta-feira e proporcionar mudanças no tempo