Versão Impressa

Jornal A Hora

Intercept em Lajeado

Publicada em 18/09/2019

Palestra de jornalistas ocorre hoje. MDV cancela protesto

Entre apoios e críticas, Leandro Demori e Alexandre de Santi apresentam painel sobre jornalismo investigativo e independente no país

Crédito: Elise Bozzetto Evento com membros do The Intercept ocorre hoje, às 17h, no Teatro Univates
Evento com membros do The Intercept ocorre hoje, às 17h, no Teatro Univates

Às vésperas da palestra de profissionais do The Intercept Brasil em Lajeado, a Univates comunica os inscritos sobre algumas medidas de segurança e de acesso ao Centro Cultural. O evento ocorre hoje, às 17h.

Entre as mudanças, os estacionamentos do Teatro e ao lado do Centro Cultural estarão fechados. A entrada à biblioteca também será só pela escada rolante. A entrada principal será destinada ao público da palestra.

A confirmação do painel com os jornalistas Leandro Demori e Alexandre de Santi provocou reações. Alguns vereadores de Lajeado, com destaque para o líder de governo, Mozart Lopes (PP), acusou os profissionais de cometerem crimes. “A universidade trazer esse jornalista, independente de ser para o curso de Direito ou Jornalismo, é transmitir ilegalidade aos nossos jovens”, disse na sessão do dia 13 de agosto.

Também houve críticas por parte do Movimento Direita do Vale (MDV). O grupo pretendia fazer uma manifestação contra o evento em frente ao Teatro da Univates, mas ontem à tarde cancelou em função do horário e das condições climáticas. Segundo o coordenador, Felipe Milani, a crítica do movimento volta-se à maneira com que o Intercept teria conseguido os áudios atribuídos aos investigadores da Lava Jato.

Apesar da contrariedade, a universidade manteve o evento e se posiciona como um espaço aberto, democrático e plural. Em nota publicada no dia 15 de agosto, o reitor da Univates, Ney Lazzari, defendeu a importância da pluralidade e o direito à fala e à manifestação.

No texto, reforçou que a instituição estimula o pensamento autônomo e que, para tal, oferece diferentes formas de olhar para os temas. “Discutimos hoje o que os livros de história contarão daqui a 40 anos. Esse é o papel de uma universidade”, escreveu.
Até o fim da manhã de ontem, haviam 960 inscritos e ainda 90 lugares disponíveis. Os palestrantes não cobraram cachê, nem estadia ou alimentação. O único custo foi para o deslocamento.

03_AHORADetalhes

O The Intercept Brasil é uma agência de notícias especializada em investigações jornalísticas aprofundadas e análises sobre política, corrupção, ambiente, segurança pública, tecnologia, mídia, entre outros assuntos.
Participam do evento três jornalistas diplomados convidados que representam os jornais A Hora e O Informativo e a Rádio Independente.

A dinâmica será a seguinte: após a apresentação dos integrantes do site The Intercept Brasil, os jornalistas convidados dos veículos da região farão perguntas aos palestrantes.

Na sequência, o mediador do evento encaminhará as perguntas do público. Os espectadores que estarão no Teatro Univates ou assistindo à palestra pela TV Univates ou pelo Facebook poderão enviar perguntas pelo whatsapp. O número a ser utilizado será divulgado no início da palestra pelo mediador do evento.

FILIPE FALEIRO – filipe@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
País

Inflação oficial fecha 2019 em 4,31%

A taxa é superior a de 2018 e ficou acima do centro da meta de inflação, estipulada pelo Banco Central

Pedágio no Vale

Até fevereiro, CCR ViaSul inicia a cobrança na BR-386

Custo será de R$ 4,40 para veículos de passeio com tarifa dobrada para cada eixo de caminhão. Motos pagarã… Leia mais

LAJEADO

Curso de Odontologia da Univates recebe nota máxima do MEC

Os critérios avaliados foram a organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura… Leia mais