Versão Impressa

Jornal A Hora

lajeado brilha 2019

Publicada em 22/11/2019

Os bastidores da principal atração natalina da cidade

Peça “Expresso Natal – Embarque Nessa Aventura” será apresentada neste sábado, no Parque dos Dick. Projeto busca formar e revelar novos talentos artísticos locais

Crédito: Mateus Souza Montagem das decorações e enfeites do teatro já iniciou e deve ser finalizada no dia do evento
Montagem das decorações e enfeites do teatro já iniciou e deve ser finalizada no dia do evento

Por trás de um espetáculo teatral, existem diversas mãos voluntárias. Como as de Danilo Bertuol, 72, conhecido por “Seu Danilo”. Há três anos ele é o responsável por montar parte da decoração e dos cenários utilizados nos eventos que marcam a chegada do Papai Noel no município.

Neste ano, Seu Danilo está entre as centenas de colaboradores do espetáculo “Expresso Natal – Embarque Nessa Aventura”, que abre a programação do Lajeado Brilha 2019 na noite deste sábado, 23, a partir das 20h30min, no Parque dos Dick.

O evento é idealizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, com o apoio do governo municipal. Entre as decorações executadas por ele para o espetáculo deste ano está a Maria Fumaça, que deve atrair a atenção principalmente das crianças.

“É sempre um desafio grande, pois é um evento muito aguardado pela comunidade, e não podemos ficar na mesmice dos anos anteriores. Mas depois vem a recompensa, que é ver a alegria das crianças. Esse é o pagamento principal”, comenta.

WhatsApp Image 2019-11-21 at 20.24.41Valorizando o talento local

O orgulho de Seu Danilo em participar dos bastidores da peça é compartilhado também por quem organiza e comanda todos os detalhes. Papel que, há seis anos, é de responsabilidade de Daniel Cristian Burghardt, ator e professor de teatro. Ele é o roteirista e diretor do espetáculo.

“Eu executo as loucuras que o Daniel propõe”, brinca Seu Danilo. Burghardt, que é natural de Lajeado, reside atualmente em Balneário Camboriú (SC).

“Cada ano, temos um espetáculo diferente e sempre surpreendente. É um projeto que envolve umas 180 pessoas. Desses, 10 ou 20% estarão no palco. Só a iluminadora vem de fora (Porto Alegre). Temos pessoas muito talentosas aqui e nem sempre são reconhecidas”, cita.”, salienta.

As coreografias estão, pelo segundo ano, sob responsabilidade da escola de dança Empire of Dance, sediada no bairro São Cristóvão. “Estaremos com cerca de 30 bailarinas participando. Essa época, para nós, é o auge do ano, o momento que mais esperamos. É um trabalho coletivo espetacular”, comenta o diretor Alexandre Bitdinger, 24.

Assistente de dança e professora, Monique Silva, 20, também atuará na parte coreográfica do espetáculo. “É uma honra participar e proporcionar momentos de muita emoção para as pessoas da região. As crianças ficam maravilhadas”, diz.

Notícias relacionadas
pintura suspeita

MP denuncia prefeito de Colinas por fraude em licitação

De acordo com o MP, prefeito e outras três pessoas teriam direcionado a concorrência para beneficiar uma … Leia mais

Acidente

Ambulância do Samu capota às margens da ERS-129

Fato ocorreu em Encantado na divisa com Muçum. Chovia bastante no momento do acidente

Estado

Estado distribui novo lote da vacina pentavalente a municípios

A medicação é recomendada para crianças em três doses, aos 2, 4 e 6 meses. A pentavalente protege contra … Leia mais