Versão Impressa

Jornal A Hora

Estrela

Publicada em 05/12/2019

Sindicância arquiva processo sobre diárias de secretário de Estrela

Henrique Lagemann alega prejulgamento. Inquérito do Ministério Público segue em andamento

Crédito: Arquivo A Hora Investigação do município não teria encontrado irregularidades
Investigação do município não teria encontrado irregularidades

O procedimento aberto no âmbito do município para investigar o caso envolvendo o uso de diárias pelo secretário da Fazenda, Henrique Lagemann, não encontrou provas de irregularidade. A sindicância foi arquivada no mês de novembro. A sindicância é composta por servidores de carreira do município.

Lagemann avalia que foi prejudicado por um julgamento precipitado em relação ao episódio.

“O desconhecimento da Lei fez com com que houvesse um prejulgamento por parte da sociedade e da imprensa e que causou sérios prejuízos à minha pessoa. Sendo assim, temos o direito de buscar a melhor forma de buscar uma retratação junto aos envolvidos”, afirma.

A reportagem entrou em contato com a procuradoria do município, com a servidora que presidiu a investigação e com a advogada responsável pelas sindicâncias. Não havia consenso sobre se as informações são públicas ou não.
No fim da tarde, a chefia de comunicação respondeu que o relatório da sindicância pode ser consultado na prefeitura, mas não poderia ser acessado ontem pois o expediente já havia acabado.

Investigação segue no MP

Além da sindicância, o caso teve investigação iniciada pelo Ministério Público. O inquérito apura se houve improbidade administrativa no episódio. A investigação segue em aberto e está na fase de diligências. O secretário ainda não foi ouvido. O interrogatório ocorre no fim do procedimento investigativo.

O resultado da sindicância foi encaminhado ao MP. De acordo com o promotor Daniel Cozza Bruno, o resultado não interfere no inquérito.

Entenda o caso

O caso tornou-se público em agosto. Na tribuna da câmara, o vereador Norberto Fell (PPS) afirmou ter visto o secretário jogando futebol no parque Princesa do Vale, em Estrela, na noite de 4 de julho, quando recebeu diária com pernoite em Bento Gonçalves.

Lagemann havia solicitado diárias de 3 a 5 de julho para participar do 39ª Congresso dos Municipários, promovido pela Famurs em Bento Gonçalves. O valor total, de R$ 723,06, foi devolvido aos cofres do município.

Notícias relacionadas
Tempo

Domingo de sol e calorão no Vale do Taquari

Máximas podem chegar a 36ºC na região, de acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da … Leia mais

Gauchão 2020

Grêmio e Inter encaram a dupla de Pelotas

Campeonato terá as seis partidas jogadas no domingo. Grêmio visita o Brasil, enquanto que Inter recebe o … Leia mais

Cidades

Inscrições para o Sisu se encerram às 23h59min deste domingo

Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país