Versão Impressa

Jornal A Hora

Você

Publicada em 07/12/2019

Intercâmbio: é hora de voar

Conheça a história e o planejamento de intercambistas que buscam estudo e diversidade no exterior

1

Com uma mochila nas costas e muitos sonhos na bagagem, o estudante de medicina Lucas Faleiro, 21, se despediu da família na última semana e embarcou em um avião com destino à Irlanda, onde ficará por três meses para estudar inglês.

Ele também quer conhecer outros países da Europa, por isso a opção de viajar apenas com as mochilas. “Meu curso dura 30 dias, e nos outros meses vou viajar para conhecer o máximo de países que eu conseguir. A ideia é ficar três dias em cada lugar”, conta. Alguns destinos já estão certos, como Londres, que ele vai visitar durante o Natal e Ano-novo.

O roteiro já está programado, mas antes disso foram necessários muitos dias de planejamento. Ele decidiu sobre a viagem faz quatro meses, nos quais correu para tirar o passaporte, seguro de saúde, ver acomodações e a escolha da agência de intercâmbio que o auxiliou. Como o período da viagem é de três meses, não precisou do visto.

“Essa parte burocrática leva mais tempo, por isso é importante ver com antecedência. Para comprar a passagem também, é legal pesquisar bastante para conseguir bons preços”, destaca.

Outra dica é pensar em como quer fazer a viagem antes de escolher o destino e as acomodações. No caso dele, vai passar os três meses em hostels, para poder viajar. Apesar de tudo organizado, Lucas está preparado para contratempos, já que é a primeira vez que viaja sozinho.

“Essa experiência vai me trazer muita autonomia. Vai ser transformadora. Tu vê que o mundo é muito maior do que tu acha que é. Temos que estar abertos para receber coisas diferente e aproveitar tudo o que der”.

Rumo à Letônia

Luan Alex Petry, 22, também está planejando seu intercâmbio. O estudante de Engenharia Química da Univates já tinha a vontade de conhecer novos lugares, culturas e, principalmente, ampliar o seu conhecimento além da realidade local. O intercâmbio surgiu como uma forma de viabilizar essa aspiração.

Para intensificar ainda mais a experiência, escolheu como destino um país localizado no Leste Europeu, nada convencional mas de uma cultura riquíssima, chamado Letônia, onde vai residir por seis meses.

“Foram muitos dias de pesquisa para decidir o país. Levei em consideração fatores como as diferentes culturas, as possibilidades de rotas terrestres, aéreas e até marítimas”, conta. Mas um dos fatores decisivos para a escolha foi a universidade, que estuda campos da engenharia como a aeroespacial, nuclear, nanotecnologica, ambiental, entre outras.

Com o passaporte em mãos, Luan não teve muitas burocracias para resolver, já que o visto será feito no país de destino. Sua maior expectativa está em fazer de cada oportunidade uma experiência de enriquecimento pessoal.

“Se eu puder dar uma dica para quem quer viajar, diria para sair do convencional, porque esta será, talvez, a experiência mais engrandecedora de sua vida”, destaca. Ele embarca no dia 1º de janeiro, pelo programa de intercâmbio da Univates.

WhatsApp Image 2019-12-06 at 11.56.30O sonho

A expectativa também é grande para a estudante de Arquitetura e Urbanismo da Univates Mariana Ritter, 21, que vai passar quatro meses e meio no Canadá. O sonho já vem de 2016, quando iniciou a graduação, mas foi no ano seguinte que decidiu fazer o intercâmbio.

A partir de então, começaram as pesquisas e o planejamento. Em 2018, decidiu seu destino e encontrou uma bolsa de estudos que se encaixou com o seu perfil: a ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program. A universidade escolhida foi a Concordia University of Edmonton, que a Univates tem parceria.

Mesmo antes de sair o resultado da seleção para a bolsa, Mariana já fez o passaporte. A aprovação veio dia 17 de julho. “Naquele momento o mundo parou e eu não conseguia acreditar”, conta.

Então a organização para o intercâmbio iniciou realmente. Entre o aceite da universidade selecionada e a escolha do plano de estudos, ela também comprou as passagens e providenciou um seguro de saúde. Seu embarque será no dia 1º de janeiro.

Mariana ressalta a importância da organização e a busca de informações na hora do planejamento.

“Por mais impossível que pareça e cansativo que o processo possa ser, com certeza vai ser recompensador”, destaca. Sua expectativa é voltar com a bagagem cheia de informações e novos conhecimentos para compartilhar.

Por onde começar

A agência de intercâmbios Egali auxilia milhares de viajantes todos os anos. Segundo a empresa, o ideal é iniciar a organização cerca de 18 meses antes da data planejada para o embarque. Mas, claro, com menos tempo também é possível realizar uma boa viagem.

O primeiro passo é a escolha do idioma que pretende aprimorar, e de uma cidade que se encaixe no seu estilo de vida. Além de ter em mente quanto está disposto a investir. O destino mais escolhido, por meio da agência, pelos gaúchos é o Canadá e a Inglaterra para estudo. Já para intercâmbio de estudo e trabalho, os destinos procurados são a Austrália e a Irlanda.

Como planejar

Passo 1: defina o tipo de intercâmbio que você procura e o destino. Para isso é legal buscar informações sobre os locais que quer visitar para ver se encaixam no seu perfil.

Passo 2: Se for por uma agência, é hora de contatá-la para definir o melhor pacote. Também já pode iniciar a tirada do passaporte e do visto, quando necessário. Também é necessário um seguro de saúde na maioria dos casos.

Passo 3: hospedagem. Hostels são opções baratas para a estadia. Mas algumas agências têm acomodações próprias ou destinam seus intercambistas para casas de família e residência estudantil.

Passo 4: a passagem pode ser comprada cerca de 10 meses antes da viagem. Sempre é sugerido fazer com antecedência, para conseguir melhores preços. O ideal é tê-las em mãos pelo menos três meses antes da viagem.

Passo 5: se você quiser viajar para outros países durante o período do intercâmbio, é legal já fazer um pré-roteiro, mas deixar espaço para novas viagens enquanto estiver lá. Então, é só fazer as malas e aproveitar!

Qualquer dúvida sobre a agência, entre em contato pelo (51) 3729 5715 | (51) 98298 0222.

Notícias relacionadas
COMPORTAMENTO

Novo ano, novas metas

Descubra a melhor forma de definir e alcançar seus objetivos para 2020

SAÚDE

Conheça os benefícios da Ginástica Hipopressiva

Técnica é novidade e alia estética, saúde e bem-estar em um só exercício

SAÚDE

Que tal fazer as pazes com o seu corpo?

Chegou a hora de vencer as inseguranças e cultivar um relacionamento saudável com você mesma