Versão Impressa

Jornal A Hora

Lajeado

Publicada em 10/12/2019

Comunidade quilombola ganhará 13 novas casas em Lajeado

Mais de 60 pessoas de 13 famílias vivem no loteamento 17. Administração municipal abre licitação nas próximas semanas

BANNER GERAL

Para melhorar as condições de vida da comunidade quilombola do Loteamento 17, no bairro Morro 25, a administração municipal de Lajeado, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), construirá 13 novas casas para as famílias. A licitação para a obra será aberta nas próximas semanas.

Mais de 60 pessoas de 13 famílias vivem no loteamento 17, em casas pré-moldadas e sem repartições internas. As novas moradias serão de madeira e terão sala, cozinha, banheiro e dois ou três quartos. O tamanho das casas varia de 47 metros quadrados a 60 metros quadrados, dependendo do tamanho da família. Uma rua será aberta, e serão construídas seis casas de um lado e sete do lado oposto. O custo estimado é de R$ 500 mil.

Conforme o secretário da Sthas, Lorival Silveira, a expectativa é que as novas casas estejam concluídas no primeiro semestre de 2020. Enquanto estiverem sendo construídas, algumas famílias ficarão em casa de parentes e outras receberão aluguel social da Secretaria.

A família de Tauana Gomes, 22 anos, será uma das beneficiadas. “Olhamos a maquete e gostamos de como será a nossa casa. Uma das diferenças é que ela será mais alta, e não correremos mais o risco de ter água dentro de casa quando chover. Estão todos bem felizes e ansiosos pois sonhamos muito com isso”, contou Tauana.

A comunidade quilombola também recebe companhamento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Centro, e no seu próprio território.

Notícias relacionadas
infraestrutura

Pacote de concessões inclui 220 km de rodovias do Vale

Serão concedidos seis trechos que passam pela região. Pacote inclui todas as rodovias que estão sob … Leia mais

Recuperação do Casal

Familiares organizam rifa para auxiliar na recuperação de casal de brigadianos

Greici Seidel e Darlei Finger se acidentaram no dia 7 de dezembro e seguem internados em Porto Alegre

previsão do tempo

Terça-feira de chuva e tempo quente

Mesmo com as áreas de instabilidade atuando sobre o Vale, a máxima de hoje deve chegar aos 30ºC