Versão Impressa

Jornal A Hora

Estado

Publicada em 11/12/2019

Ferramenta possibilita a contratação de médicos nos municípios do RS

Cremers e Famurs lançam sistema para auxiliar na contratação de profissionais para os postos de saúde das prefeituras do interior do estado

Crédito: Famurs/Divulgação A ferramenta faz a intermediação entre médicos que buscam oportunidades de trabalho e municípios que necessitam da contratação
A ferramenta faz a intermediação entre médicos que buscam oportunidades de trabalho e municípios que necessitam da contratação

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) desenvolveram uma ferramenta digital inédita que visa dar mais agilidade ao processo de contratação de médicos nos municípios gaúchos: o Oportuniza Saúde.

A plataforma foi apresentada para a imprensa na tarde de terça-feira, pelo vice-presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen; pelo presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade; e pelo assessor técnico da saúde, Paulo Azeredo.

A ferramenta, criada em parceria entre as entidades, faz a intermediação entre médicos que buscam oportunidades de trabalho e municípios que necessitam da contratação desses profissionais. Também serão informados dados sobre as vagas ofertadas, como especialidade, salário, estrutura da rede municipal, além do contato imediato para o médico se informar sobre outros detalhes da contratação.

Conforme o vice-presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, o objetivo do sistema é levar médicos para os municípios e, de uma forma simples e em um único site, disponibilizar todas as vagas dos municípios gaúchos. “Pegando o exemplo de Taquari, o médico que trabalhar 40 horas semanais no posto e fizer plantão no hospital à noite e aos fins de semana, ele inicia com um salário de aproximadamente R$ 30 mil”, exemplifica.

De acordo com o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, o sistema também dará um suporte sobre informações sobre a estrutura dos municípios, auxiliando profissionais que não conhecem a região. “Talvez o médico recém-formado não se sinta seguro em ir para Ametista, mas se sinta mais seguro indo para Taquari, por que ele vai saber que em Taquari tem um plantão 24h”, explicou.

Em um breve levantamento realizado pela Famurs, de 179 municípios gaúchos, 113 possuem vagas em aberto para médicos atuarem na atenção básica, sendo 211 vagas.

O que o sistema oferece

Informação e divulgação das características dos municípios e das vagas ofertadas e sua rede estrutural de saúde para o profissional registrado no Cremers e instituições de ensino públicas e privadas;

Controle do preenchimento e desistência das vagas nos municípios junto ao sistema;

Atualização e integração dos sistemas da Famurs e do Cremers;

Produção de materiais informativos, educativos e de divulgação para os profissionais de saúde municipal.

Distribuição de médicos

Notícias relacionadas
ENERGIA ELÉTRICA

Produtores pressionam RGE contra quedas de energia

Comunidades organizam abaixo-assinado para troca de postes e melhorias na rede de distribuição

Previsão do Tempo

Confira como fica o tempo nesta terça-feira

O dia terá o predomínio do sol, porém pancadas de chuva isolada não estão descartadas

Paverama

Jovem de Paverama com leucemia consegue leito no Hospital Albert Einstein

Jaqueline Kolling Borges, 21, encontrou um doador de medula óssea 100% compatível em novembro. Desde então… Leia mais