Versão Impressa

Jornal A Hora

Opinião

Rodrigo Martini Rodrigo MartiniJornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Coluna publicada diariamente
Publicada em 01/10/2019

Agora, com as belezas de Lajeado!

2019 10 01_ RODRIGO MARTINI _COLUNA MARTINI_Foto PRINCIPALA primeira edição do projeto turístico Caminhos de Lajeado não fugiu ao padrão de sucesso de todos os demais roteiros autoguiados. O Vale do Taquari está com a faca e o queijo na mão. A proposta que alia belezas e características naturais, culturais e gastronômicas da nossa região já é um modelo de turismo consolidado em outras partes do mundo e até mesmo no Brasil. O desafio agora é interligar todas as cidades da região em um só Caminho.

Hoje o projeto encabeçado pela Amturvales possui 20 caminhos autoguiados registrados. No Vale do Taquari, especificamente, há roteiros nos municípios de Marques de Souza, Sério, Paverama, Travesseiro, Colinas, Coqueiro Baixo, Roca Sales, Vespasiano Corrêa, Arroio do Meio, Anta Gorda, Westfália, Progresso, Muçum, Imigrante, Doutor Ricardo e Arvorezinha. Fora do Vale, também estão disponíveis roteiros em Guaporé e Itapuca.
O próximo caminho será em Nova Bréscia, no dia 27 de outubro. É mais uma comunidade que vai se redescobrir para o turismo. Tenha certeza disso. Tal como Cesar Roberto Kelm, nascido em Porto Alegre e radicado em Lajeado, que nesse domingo redescobriu a própria cidade. “Eu sempre levava meus parentes para conhecer o Morro Gaúcho, em Arroio do Meio. Mal sabia eu que havia tanta coisa aqui mesmo”, confessou a este colunista.

É preciso garantir todas as condições para fomentar esses caminhos individuais. Mas, acima de tudo, eu reforço: é preciso focar ainda mais na interligação de todos os roteiros para só assim garantir que os turistas permaneçam noites e dias na nossa região, impulsionando assim nossos potenciais turísticos, hoteleiros e gastronômicos. Só assim vamos efetivamente monetizar o turismo do nosso Vale do Taquari.


 

Zanella no Legislativo?

Conhecido nos bastidores da política, Renato Zanella iniciou na área faz algumas décadas como um dos principais representantes regionais do PDT no Vale do Taquari. Hoje, está filiado ao PSB de Lajeado e, segundo representantes do diretório executivo desta sigla, é um dos possíveis candidatos a vereador na principal cidade da região. Mas, quando se trata de Zanella, tudo pode ser uma estratégia para sabe-se lá o que. Afinal, o homem sabe muito bem onde pisa.


2019 10 01_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO cesar EstrelaPolítica e religião

A Igreja Cristo Vive de Estrela realizou entre os dias 27 e 29 de setembro a 5ª Convenção “Libertação Profética, com o tema Voltando ao Original”. Em determinado momento, autoridades estrelenses foram homenageadas pela congregação. Na fotografia registrada por Cristhofer Pereira é possível ver o Secretário de Obras, Cristiano Nogueira da Rosa, o pré-candidato a prefeito, Comandante César, e também o atual prefeito, Carlos Rafael Mallmann, todos do MDB local.


PP em Teutônia

O Partido Progressista (PP) de Teutônia garante: terá candidatura à majoritária em 2020. A direção executiva se reuniu na quarta-feira passada. Os líderes acreditam que existem nomes preparados dentro do quadro de filiados para encarar o pleito, “com responsabilidade e compromisso com o futuro da cidade”. É esperar para ver. Na condução dos trabalhos, a presidente Mareli Vogel desafiou o grupo a efetivar algumas metas: buscar o engajamento e novas filiações; ativar os movimentos Sociais do Partido- Jovens e Mulheres; e promover seminários de formação e capacitação para pré-candidatos e comunidade.


Detalhes da UPA

Dados de agosto mostram detalhes da UPA de Lajeado. Foram 7.316 pacientes, dos quais 54% eram “Pouco Urgente”. Entre os 6.692 lajeadenses, a maioria veio dos bairros Jardim do Cedro (672), Conventos (574), Santo Antônio (529), Moinhos (438) e Centro (415). Na outra ponta, Carneiros (38), Nações (40) e Alto do Parque (41).  Já entre os 624 pacientes de outras cidades, a maioria chegou de Santa Clara do Sul (145), Estrela (60), Cruzeiro do Sul (42), Venâncio Aires (28), Forquetinha (25), Arroio do Meio (25), Canudos do Vale (19) e Porto Alegre (12).


5cdeb5b9-308b-48f5-b86d-602807a5c668 (1)Proposta é ampliar 3º piso da prefeitura

Amanhã o Executivo de Lajeado vai apresentar o projeto arquitetônico para a reforma externa da prefeitura. O encontro ocorre às 14h na Casa de Cultura – único imóvel da cidade tombado pelo Estado – e contará com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Entre os detalhes da obra está a retirada da peça de brizze localizada na lateral do prédio (rua Júlio de Castilhos), que será substituída por placas de aço corten.

Também haverá modificações no largo da prefeitura e um novo telhado será instalado para proteção contra intempéries em frente ao acesso principal (rua Júlio May). O prédio segue em tom azul claro. Mas o grande movimento (e por isso a presença do Iphae) será a ampliação do terceiro piso. Hoje, essa etapa da obra está incompleta em função do tombamento da Casa de Cultura. A ideia é construir espaço para uma nova secretaria em cima do Salão de Eventos.


Intolerância não escolhe o lado

Colunista deste jornal, Oreno Ardêmio Heineck experimentou na pele a fúria de quem tem problemas em respeitar posições contrárias. No artigo publicado no fim de semana, ele defendeu o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, especificamente sobre o discurso na ONU, em Nova Iorque. Eu discordo de muitas colocações expostas por Heineck. Muitas. Entretanto, para o bem da democracia, fico ao lado dele para defendê-lo daqueles que utilizam a velha tática de atacar e denegrir a reputação do mensageiro para tentar impor uma “verdade absoluta”. E saúdo todos que optaram pelo respeitoso contraponto.

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
Estrela

Doações para Lívia Teles seguem até segunda-feira na prefeitura de Estrela

O valor arrecadado na urna que está ao lado do pinheirinho será revertido para o tratamento da menina

Cidades

Ex-vereador de Teutônia, Darci Vogel, morre em Lajeado

Líder comunitário, Vogel foi o vereador mais votado no pleito de 1988

Minha Dica

Sorvete de frutas da Maria

Maria Paula Wulff, 24, busca experimentar sempre novos ingredientes e arriscar novas receitas