Versão Impressa

Jornal A Hora

Opinião

Rodrigo Martini Rodrigo MartiniJornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Coluna publicada diariamente
Publicada em 09/10/2019

Barbecue no Parque Histórico

2019 10 09_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO PRINCIPAL1O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Lajeado segue na luta para movimentar o setor na principal cidade do Vale do Taquari. Após a conclusão do caminho autoguiado, o grupo que já intermediou a provável vinda de empreendedores do setor hoteleiro busca monetizar o Parque Histórico da Colonização Alemã. E nesta quarta-feira, os conselheiros recebem os empresários responsáveis pelo bem conceituado evento gastronômico “Bah Barbecue”.

A conversa será realizada pela manhã no próprio Parque Histórico. Servirá para alinhavar os detalhes para o festival gastronômico onde “os assados são os protagonistas”. A princípio, a empresa Rede Serrana de Comunicações – detentora da marca do evento itinerante – pretende realizar o BAH BBQ no dia oito de dezembro de 2019. Um domingo. O Comtur já reservou o Parque Histórico para esta data. Mas ainda faltam detalhes.

O festival não se limita aos assados de carne. Proporciona, também, algumas experiências gastronômicas para os vegetarianos. Mas o carro chefe mesmo são os diferentes tipos de churrasco gaudério. E só para ter uma ideia das dimensões do evento, a terceira edição realizada em 29 de setembro passado, no Lote 20 dos Caminhos da Serra, em Bento Gonçalves, reuniu mais de 1,2 mil pessoas.

2019 10 09_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO PRINCIPALLajeado deve ser a primeira cidade a sediar o evento fora da região serrana do Estado. O público alvo atinge crianças, adolescentes, adultos e animais de estimação. Mais de 20 estações de carnes dos mais variados cortes e formas de assar estavam disponíveis na edição passada. Churrasco no varal, na grelha, na brasa, no fogo de chão, defumados foram algumas técnicas apresentadas. Pernil e alcatra de avestruz, linguiça de pato, pancho, buffalo wings, entre outras cozinhas exóticas também atraíram os visitantes.

Além da boa comida e de música ao vivo, o festival costuma oferecer uma oficina de cortes e assados, para que todos possam aprender novos estilos para assar partes de carne ainda pouco consumidas no Brasil. É de dar água na boca e quem não gosta tem todo o direito de respeitar a vontade alheia. A esperança é que esse evento sirva para atrair uma gama ainda mais diversificada de festivais para o obsoleto espaço localizado entre os bairros Hidráulica e Alto do Parque. Tomara que dê certo!


Bonificações

Ainda em Encantado, também foi aprovado projeto para instituir “bonificação por meritocracia (resultados) para servidores nos cargos de motorista, Padrão 9 e operador de máquinas, Padrão 11, lotados na Secretaria de Obras Públicas (SOP)”. Esse projeto de “meritocracia” foi verificado em Sobral (CE), mas para a área de educação, e com excelentes resultados. Em seguida, tal proposta será remetida para a Câmara. “Para as outras áreas pode gerar problemas, inclusive para aferir de fato quem merece e se todos terão as mesmas oportunidades”, avalia o presidente do Legislativo, Luciano Moresco (PT).


 

Acessibilidade

A promotora de justiça de Estrela, Andrea Almeida Barros, segue investigando a “acessibilidade dos prédios públicos de Bom Retiro do Sul”. O inquérito foi aberto em 2015 e a portaria foi aditada no início deste mês. Trata-se de um problema verificado em praticamente todos os municípios do Vale do Taquari.


Parque Ambiental

Em Teutônia, os vereadores Pedro Hartmann (MDB) e Vitor Lermen (PTB) solicitam que seja estudada a possibilidade de dar continuidade às obras do Parque Ambiental do bairro Alesgut. O espaço foi denominado de Parque Ambiental Ivo Afonso Christ durante a gestão do ex-prefeito, Renato Altmann, por meio de projeto de lei de autoria do ex-vereador Evandro Biondo, que é Graduado em Ciências com Habilitação Plena em Biologia pela Univates.


Assédio moral?

Pré-candidato a prefeito de Estrela, o Secretário de Saúde Elmar Schneider (PTB) ainda responde a uma denúncia de assédio moral contra duas fiscais sanitárias. O MP também apura eventual improbidade. O inquérito foi instaurado pelo promotor Daniel Cozza Bruno em agosto de 2018. O desentendimento teria ocorrido após interdição de uma geladeira de armazenamento de medicamentos no Posto Central por parte das fiscais. As duas últimas testemunhas não confirmaram o assédio. Uma delas, ouvida no dia 16 de setembro de 2019, cita apenas uma “incompatibilidade de gênios entre ambos”.


 

Vai ou fica?

Em Arroio do Meio, a possibilidade do vereador Luis Both (MDB) deixar o partido após ser escolhido para representar a oposição na disputa pela presidência da câmara para 2020 mexe com os emedebistas. Ao que tudo indica, ele está determinado para tal. Mas, a boa relação dele com o prefeito, Klaus Schnack (MDB), pode ser decisiva para o futuro do parlamentar.


Parla italiano?

A Câmara de Encantado autorizou a contratação emergencial de professores de italiano para a rede pública de ensino. Durante a sessão plenária nessa segunda-feira, a Secretária de Educação e Cultura Greicy Weschemfelder falou sobre a proposta de implantar a língua italiana na grade pedagógica. Essa foi uma das primeiras ideias dela logo que assumiu o cargo.


PrintParque do Imigrante

Durante entrevista coletiva no encerramento da Construmóbil 2019, o prefeito de Lajeado anunciou a criação de um grupo de trabalho para efetivar melhorias no Parque do Imigrante. A comissão terá a responsabilidade de visitar outros centros e parques de eventos pelo Estado – ou mesmo fora do RS – e buscar bons exemplos para aplicar na cidade. Já foram visitados espaços em Bento Gonçalves e Caxias do Sul.

Caumo também respondeu sobre um projeto de lei arquivado em 2016, e que previa a concessão do espaço nobre à Associação Comercial e Industrial (Acil) e outras nove entidades civis. Segundo ele, o assunto “morreu”. Já no ano passado, alunos de Arquitetura e Urbanismo da Univates projetaram inovadoras reformas no parque (FOTO). Sobre isso, ainda aguardarmos novidades. Afinal, algo efetivamente precisa ser feito para angariarmos mais eventos!


Terceirizados ou simpatizantes?

Em Estrela, uma suposta acomodação de cabos eleitorais em funções vinculadas à prefeitura motiva fortes críticas por parte do vereador Volnei Zancanaro (PL). Em entrevista a uma rádio local, ele afirmou que pelo menos seis empresas contratadas de forma terceirizada pelo governo municipal empregam 43 cabos eleitorais do prefeito e de vereadores da base governista. Tal situação já foi denunciada em Lajeado. Mas nunca deu em nada.

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

 

 

Notícias relacionadas
Mato Leitão

Encontro de Terno de Reis ocorre domingo em Mato Leitão

Onze grupos da região se apresentam em frente à Igreja Matriz Santa Inês, às 19h30min

Estrela

Doações para Lívia Teles seguem até segunda-feira na prefeitura de Estrela

O valor arrecadado na urna que está ao lado do pinheirinho será revertido para o tratamento da menina

Cidades

Brigadiana recebe homenagem no dia do aniversário. Casal segue internado

Greici Seidel tinha 1% de chance de vida. Hoje, após 27 dias do acidente, familiares comemoram o aniversário… Leia mais