Versão Impressa

Jornal A Hora

Opinião

Rodrigo Martini Rodrigo MartiniJornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Coluna publicada diariamente
Publicada em 27/09/2019

Construmóbil com emoção

A 9ª Feira de Construção Civil, Mobiliário e. Decoração do Vale do Taquari iniciou nessa quarta-feira com elegância e emoção. A presidente Kátia Eckert fez um discurso sincero e trouxe um pouco mais de humanismo para o tradicional ambiente protocolar, e também trouxe a leveza necessária para o segmento em destaque no evento. Da mesma forma, o representante da Acil, o vice-presidente Cristian Bergesch, foi preciso ao lembrar a importância do setor para a economia local e regional. Agora, as portas estão abertas para novos e promissores negócios!

O evento será realizado entre os dias 25 a 29 de setembro, e de três a seis de outubro, no Parque do Imigrante, área nobre de Lajeado. Aliás, sobre o Parque, Bergesch também foi preciso ao citar, de forma sensata e discreta, a necessidade de modernizar o principal palco de eventos do Vale do Taquari. Não faltam projetos para atender essa expectativa. Mas ainda falta encontrar a melhor forma de garantir a sustentabilidade do espaço.

Sobre a feira, algumas ponderações. A primeira é sobre a ausência de prefeitos de “grandes” cidades vizinhas durante a abertura do evento, algo que parece ser recíproco em função da ausência de Marcelo Caumo, o prefeito de Lajeado, em eventos similares pela região. É uma pena. Esse desprestígio pela força regional é um entrave histórico no Vale do Taquari e parece distante de uma pacificação. E aqui vale destacar a presença do prefeito de Arroio do Meio Klaus Schnack, que chegou ao local após a cerimônia, acompanhado da família.

Já a respeito da feira em si, aplausos para a qualidade dos estandes montados pelos expositores. Criatividade, bom gosto e inovação estão harmoniosamente presentes nos antigos pavilhões. Já de nossa parte, lançamos ao público em geral mais uma revista especial dedicada ao setor: “Pensar Soluções”. Nessa, recomendo ler a entrevista concedida por Alexandre Frankel, paulista e CEO da Vitacon, e destaco uma frase do empresário: “Quando assumimos uma nova postura, nos tornamos protagonistas das mudanças que queremos”.


Feiras e públicos, e o contraponto

Ainda sobre o alto e duvidoso número de visitantes divulgado pela comissão organizadora da belíssima Santa Flor 2019, em Santa Clara do Sul – cerca de 60 mil pessoas teriam passado por lá nos quatro dias –, é bom ressaltar um detalhe muito importante em relação à maioria das demais feiras similares realizadas no Vale do Taquari: a gratuidade. Esse é um fator determinante para atrair público geral e que não é levado em conta na maioria dos eventos organizados com recursos do contribuinte.

E sobre o cálculo de quadras e veículos necessários para receber cerca de 20 mil pessoas por dia, enviado por leitor e divulgado na edição de ontem, outro leitor faz uma ponderação necessária. “A conclusão de que ‘seriam necessárias pelo menos 166 quadras de 100 metros cada uma para estacionar todos os carros’ é precipitada. Leva em conta que todos os visitantes estiveram no local exatamente no mesmo momento. Eu, por exemplo, fiquei lá apenas uma hora e fui embora.” Feito o registro, deixo aqui meus parabéns aos organizadores!


2019 09 27_DIVULGAÇÃO COLUNA Martini_FOTO boneco Guilherme CéA tarefa hoje é estagnar!

A prefeitura de Lajeado tem cerca de R$ 40 milhões a receber em débitos. Para amenizar esse verdadeiro rombo, a Secretaria da Fazenda (Sefa) busca inovar para facilitar um pouco a vida dos devedores. Segundo o secretário Guilherme Cé, em 12 de julho passado foi liberada a possibilidade de parcelamento de débitos por meio do site eletrônico do Executivo. Desde então, 583 contribuintes procuraram a Sefa e o total parcelado chega a R$ 1,7 milhão – 41% de forma online.

E para dar maior transparência, Cé pretende criar um mecanismo de acompanhamento da dívida em tempo real no portal da administração municipal. Em um primeiro momento, a atualização deverá ser mensal. “O desafio é não deixar o monte crescer”, afirma ele. Hoje, felizmente, o índice de inadimplência no Vale do Taquari está abaixo da média Estadual. “No IPTU gira na faixa de 15%. Já no Estado, chega a 30%.” Cé também lamenta o alto número de “dívidas podres”, ou “incobráveis”. “Empresas falidas, por exemplo.”


2019 09 27 DIVULGAÇÃO _COLUNA MARTINI_Foto RomildoTricolor e PDT

Na noite dessa quarta-feira, o presidente do Grêmio Romildo Bolzan Jr. palestrou para empresários, torcedores e políticos. O tema: “Gestão de uma marca mundial”. O evento ocorreu na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (Associação da Água), em Teutônia, e os recursos arrecadados com os ingressos serão doados para a Brigada Militar (BM) local. Já nos bastidores da palestra, o líder do tricolor gaúcho se reuniu com líderes do PDT da região. Entre eles, o professor Celso Forneck, pré-candidato a prefeito no município, e o Coordenador-Geral da Famurs, José Scorsatto, que vai tentar vaga na Assembleia do RS em 2022. Na conversa, Bolzan não confirmou candidatura a governador no próximo pleito.


Pronto-Socorro

Muitos vereadores parecem incomodados com a mudança na direção do Hospital Estrela. Para alguns, o serviço piorou. Diante disso, o diretor será convidado para prestar explicações no plenário da Câmara nos próximos dias. A principal reclamação gira em torno do Pronto-Socorro. As críticas são pontuais ao atendimento das recepcionistas e até “mau humor” por parte do médico plantonista. Questões envolvendo saúde pública são sempre delicadas e precisam ser devidamente esclarecidas por todos os lados. O momento é esse!


Troca-troca

Em Arroio do Meio, o vereador Luis Both (MDB) deve ser eleito presidente da câmara para último ano dessa legislatura. Para tal, vai contar com apoio dos partidos de Oposição – PP, PTB e PDT. Não por menos, e por óbvio, ele não deve permanecer no MDB a partir de março de 2020. E desde já ambos os partidos que hoje o apoiam já estão brigando no bom sentido pelo “passe” do nobre parlamentar arroio-meense.


APP no Rio Taquari

ntantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Lajeado participaram de reunião na Fepam. Na pauta, uma possível redução de 100 metros para 30 metros na Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Taquari. O assunto pouco avançou nesse primeiro encontro, e também será debatido com outros municípios.


APP no Moinhos d´Água

Já na área urbana de Lajeado, diversas denúncias anônimas chegaram até a Sema nas últimas semanas. Os problemas são a supressão de vegetação, a construção de um quiosque e também de um campo de futebol em uma Área de Preservação Permanente (APP) no bairro Moinhos d´Água, mais precisamente na Rua Dalton de Bem Stumpf.


2019 09 27_DIVULGAÇÃO COLUNA Martini_FOTO boneco Marino16ª Coordenadoria

A mudança de endereço da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Lajeado para Estrela está dando o que falar nos bastidores. De minha parte, se o Vale do Taquari permanecer com uma unidade instalada já é lucro. Afinal, e todos lembram, desde o início do governo de Eduardo Leite (PSDB) existe uma séria ameaça de extinção de alguns órgãos semelhantes. E ainda sobre a 16ª CRS, o governador não anunciou até o momento o novo coordenador. Hoje, o mais cotado segue sendo o vereador de Encantado, Marino Deves (Foto).


E os vices?

Faltando um ano para o pleito, incertezas ainda rondam o Vale do Taquari. Em Arroio do Meio, é quase certa a manutenção da dobradinha entre MDB e PT. Mas há quem diga que o MDB pode “inovar” com uma chapa pura. Nesse caso, o nome escolhido seria Adiles Meyer, atual presidente do Legislativo. Já em Lajeado, a incógnita. Glaucia Schumacher ainda não decidiu.


Onda salgada

Se confirmadas as projeções sobre as novas concessões de rodovias, teremos inacreditáveis 10 praças de pedágios entre Lajeado e Florianópolis. Uma viagem cara para os surfistas de plantão. Serão dois na BR-386, dois na Freeway, um no trecho gaúcho da BR-101 e outros cinco no trecho catarinense (projeção de quatro novas). Uma cobrança a cada 56 km. É mole?

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
Cidades

Ex-vereador de Teutônia, Darci Vogel, morre em Lajeado

Líder comunitário, Vogel foi o vereador mais votado no pleito de 1988

Bom Retiro do Sul

Quadra de basquete no Parque Pôr do Sol será entregue domingo

Esta é a primeira quadra municipal da modalidade. A inauguração ocorre com o 1º Torneio de Lance Livre de … Leia mais

Mato Leitão

Encontro de Terno de Reis ocorre domingo em Mato Leitão

Onze grupos da região se apresentam em frente à Igreja Matriz Santa Inês, às 19h30min