Versão Impressa

Jornal A Hora

Opinião

Rodrigo Martini Rodrigo MartiniJornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Coluna publicada diariamente
Publicada em 15/10/2019

CPI das Multas

Depoimentos I

2019 10 15_RODRIGO MARTINI coluna Martini_FOTO PRINCIPAL CPINa sexta-feira, o agente de trânsito Felipe Teles Faleiro foi o depoente. Autor da denúncia encaminhada ao MP, que resultou na condenação do ex-coordenador do Departamento de Trânsito de Lajeado, Carlos Kayser, ele citou o sumiço de multas e até “deboche” por parte de motoristas após conversas “a portas fechadas” com Kayser. Questionado se o denunciado recebeu eventuais vantagens, cravou. “Dá a entender que sim”.

Depoimentos II

Ficou claro que agentes de trânsito não respeitam a comunicação dos superiores que proíbe perseguições. Faleiro garante que não há perseguição e cita que é possível aplicar multas em sequência sem perseguir motoristas. Ficou confuso. Por fim, é difícil condenar os servidores que por ventura desrespeitem tal limitação. Afinal, essa medida tende a facilitar e muito a vida do infrator.

Depoimentos III

Segundo outro fiscal depoente, Marcos Alberton Leipnitz, só é feito o “acompanhamento visual” dos infratores. Mas como distinguir uma “perseguição” de um “acompanhamento”? Ainda de acordo com o próprio Leipnitz, o artigo 266 do Código de Trânsito cita que “quando o infrator cometer, simultaneamente, duas ou mais infrações, ser-lhe-ão aplicadas, cumulativamente, as respectivas penalidades”. É confuso.

Depoimentos IV

Mozart Lopes (PP) provocou Faleiro. Segundo o Progressista, “até 900 multas foram anuladas durante o governo passado”. O líder de governo na câmara perguntou se os “deboches” durante a gestão do PT também eram recorrentes. O fiscal de trânsito disse que “não tinha conhecimento” das infrações anuladas naquele período e só percebeu problemas após o ingresso de Kayser no setor.

Depoimentos V

Lopes questionou Faleiro sobre um termo utilizado entre os fiscais: o “Kit-Multa”. Segundo o agente, é uma brincadeira para citar os motoristas que recebem um alto número de multas em um breve período de tempo. O vereador ironizou. “Vocês também ironizavam o contribuinte”. Uma pergunta inútil. Hoje, menos de 5% das infrações no perímetro urbano são flagradas. A maior parte dos contribuintes infringe a lei sem qualquer penalidade. Isso sim é um deboche!


Reviravolta

Em Teutônia, o PTB não deverá reassumir a Secretaria de Saúde, conforme divulgado na semana passada neste espaço. O nome escolhido pelo partido era Ederson da Rocha.


 

Assédio Moral

Em Estrela, a vereadora Debora Martins (MDB) apresenta emenda ao PL de Darlã Bellini (PSB), que impede a nomeação de CCs condenados. Ela inclui “assédio moral e sexual” ao texto.


Pousada na mira!

A reportagem exclusiva do repórter Matheus Chaparini chacoalhou Estrela. O afastamento da coordenadora da Pousada da Criança gerou constrangimentos internos dentro do governo municipal e na sociedade. Há quem critique a divulgação dos fatos, e há quem se encorajou. E também deve ter agentes que começaram, de fato, a rezar todos os dias!


Contas aprovadas

A Câmara de Vereadores vai analisar nos próximos dias os relatórios do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a administração do prefeito municipal de Teutônia, Jonatan Brönstrup. A princípio, tudo certo. O TCE aprovou as contas de 2017 e 2018 do atual gestor.


Reajuste em  Lajeado

O governo de Lajeado mantém o mesmo critério adotado desde 2017, apenas repondo a inflação dos últimos 12 meses com base no IPCA. Nos próximos dias será encaminhado à Câmara de Vereadores projeto de lei com reposição de 2,9% nos vencimentos dos tributos municipais, mesmo índice inflacionário divulgado pelo IBGE na semana passada.


Pré-Sal em Encantado

Em Encantado, os recursos oriundos do leilão de petróleo do pré-sal devem incrementar R$ 1,6 milhão nos cofres públicos – em todo o Vale, serão pouco mais de R$ 40 milhões. “Vou sugerir a utilização desse dinheiro para abater dívida.”, diz o vereador Diego Pretto (PP), que será Presidente da Câmara na próxima semana, já que o atual chefe do Legislativo, Luciano Moresco (PT), assumirá por uma semana as rédeas da Prefeitura a partir de segunda-feira. Aliás, será a primeira vez do PT na principal cadeira encantadense.

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
previsão do tempo

Terça-feira de chuva e tempo quente

Mesmo com as áreas de instabilidade atuando sobre o Vale, a máxima de hoje deve chegar aos 30ºC

Esportes

Grêmio terá amistoso contra o Athletico

O confronto está marcado para o próximo sábado, dia 25. O local ainda será definido

Esporte

Inter: vale vaga na final da Copa SP

Equipe enfrenta o Corinthians, a partir das 19h15min. Última vez que disputou a final foi em 1998